Grande Belém

Nova Doca, Parque da Tamandaré e Porto Futuro 2: as novidades de Belém para a COP 30

Projeto mostra como ficará a nova Doca
Projeto mostra como ficará a nova Doca

Diego Monteiro

Nesta semana, o Governo do Pará apresentou um conjunto de sete novas obras a serem iniciadas em Belém nos próximos dias, com foco na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), agendada para novembro de 2025, na capital paraense. O anúncio foi feito durante coletiva à imprensa na área onde está sendo construído o Parque da Cidade.

A vice-governadora Hana Ghassan, que coordena o Comitê da COP 30 em Belém, esclareceu que as novas obras abrangem áreas de mobilidade urbana, conectividade, saneamento, sinalização turística e aprimoramentos tecnológicos dos equipamentos públicos. Os serviços beneficiarão aproximadamente 900 mil pessoas em toda a capital e criarão 5 mil oportunidades de empregos diretos.

Segundo Hana, este representa mais um avanço na preparação da cidade para o maior evento sobre questões climáticas do mundo. “Estamos iniciando uma nova etapa na qual envolve sete obras estruturantes cujo os projetos já foram aprovados pelo Governo Federal. Então garantimos que estamos prontos para iniciar essas obras e queremos fazer isso o mais rápido possível”, afirmou.

BACIAS

O conjunto de obras inclui as avenidas Visconde de Souza Franco e Almirante Tamandaré, ambas destinadas a se tornarem um parque linear, com quiosques, áreas de lazer e esportes, ciclofaixas e espaços dedicados para práticas de caminhadas e corridas, além da implementação de uma rede coletora de esgoto com tratamento de resíduos nestes dois pontos.

Também serão executadas ações que visam garantir a macrodrenagem nos canais que compõem as bacias do Tucunduba e do Mangueirão, com o objetivo de reduzir alagamentos nessas regiões e aprimorar a mobilidade. Outro detalhe é que o conjunto de obras contempla ainda cerca de 600 vias urbanas da cidade que serão pavimentadas, especialmente aquelas que nunca receberam asfalto.

Foi anunciada a duplicação e ampliação da rua da Marinha, que receberá seis novas faixas ao longo de 3,5 quilômetros de extensão e uma rotatória que ligará as avenidas Augusto Montenegro e Centenário. De acordo com a vice-governadora, essa intervenção específica beneficiará seis bairros, contribuindo para a mobilidade e otimizando o tráfego em Belém, especialmente em horários de maior fluxo.

Foi anunciada a duplicação e ampliação da rua da Marinha, que receberá seis novas faixas ao longo de 3,5 quilômetros de extensão

A Feira do Barreiro, conhecida como Feira do Galo, localizada às margens da avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta, receberá investimentos para a construção de um mercado para abrigar 850 trabalhadores. Na oportunidade do novo espaço, será realizada a requalificação do canal do entorno e a urbanização de vias marginais.

“É importante reafirmar o compromisso do planejamento para que sejam obras que depois da COP-30 permaneçam melhorando a vida de todos. Por exemplo, quando se trabalha na dragagem dos canais, automaticamente estamos falando em melhorar a qualidade de vida da população. Estamos falando de um conjunto de obras que ajudará em vários aspectos a nossa cidade”, acrescenta Ghassan.

TERMINAL

Parque linear da Tamandaré

Outra novidade é que, com a execução das obras para transformar a Almirante Tamandaré em um parque linear, o projeto prevê a construção de um novo Terminal Hidroviário na região. O espaço será utilizado tanto pelos comerciantes que já utilizam o porto para a venda de seus produtos quanto pelos passageiros que pretendem embarcar para regiões próximas a Belém, como a Ilha do Combu.

WI-FI

Serão instalados pontos de Wi-Fi na área denominada “polígono da COP-30”, que abrange áreas estratégicas da cidade considerada rota dos turistas durante e após a Conferência. Esses espaços também receberão placas de sinalizações em diversos idiomas. As obras incluem ainda projetos sustentáveis para o Hangar; conclusão da primeira etapa do Parque da Cidade; e entrega do Porto Futuro II.

Porto Futuro II

A vice-governadora destacou: “As duas obras que já foram iniciadas, no caso, o Parque da Cidade e no Porto Futuro, são realizadas integralmente com recursos do Governo do Estado. E, em relação às sete obras estruturantes anunciadas hoje [terça-feira], são recursos do Governo Federal e estão vindo especificamente em função de Belém ser sede da COP-30”.