O Governo do Estado formalizará, nesta quinta-feira (15), o repasse de R$ 1 milhão, para o projeto “Carnaval Sustentável”, de incentivo à realização dos desfiles das escolas de samba e blocos de carnaval, em Belém e Icoaraci. A assinatura será formalizada durante o “Esquenta – Carnaval Sustentável”, às 19h, na Praça do Povo, no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), em Belém. Para celebrar o ato, diversos cantores e baterias de escolas de samba se apresentarão no espaço.
A iniciativa do governo do Pará, em parceria com as Escolas de Samba Associadas (ESA), tem como objetivo a implementação de políticas sustentáveis, de conscientização e reaproveitamento. A ideia também é fortalecer a cadeia envolvida no reaproveitamento de alegorias e fantasia e, para o próximo ano, quando Belém receberá a Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima (COP30), levar para a avenida temas alinhados à sustentabilidade e a Amazônia.
Os repasses serão feitos à Liga Paraense das Agremiações Carnaval (LIPAC) que representa as Escolas de Samba do 2º e 3º grupo de Belém; à Liga de Blocos e Escolas de Samba de Icoaraci (Libesi); e às Escolas de Samba Associadas (ESA), que representam o grupo especial de Belém. Para além da subvenção, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) constrói junto com as escolas de samba uma estratégia de ampliação da prática sustentável no Carnaval de Belém.