Grande Belém

'Rabo do Peru' atrai milhares de brincantes em Icoaraci; veja como foi

A Quarta-feira de Cinzas (14) foi de folia pelas principais ruas do distrito de Icoaraci, em Belém, com o tradicional bloco “Rabo do Peru”. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
A Quarta-feira de Cinzas (14) foi de folia pelas principais ruas do distrito de Icoaraci, em Belém, com o tradicional bloco “Rabo do Peru”. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Ana Laura Costa

A Quarta-feira de Cinzas (14) foi de folia pelas principais ruas do distrito de Icoaraci, em Belém, com o tradicional bloco “Rabo do Peru”, que atraiu milhares de brincantes que compareceram para se despedir definitivamente do Carnaval 2024. A concentração iniciou às 12h, na travessa Soledade, que contou com a distribuição de  sopa de mocotó para ao menos mil participantes.

Neste ano, o bloco que completa 29 anos de fundação, permaneceu com o mesmo propósito do início: reunir os amigos e familiares para cair na folia. Ano passado, o bloco arrastou 300 mil foliões. Segundo o fundador do bloco, Marcos Antônio, as expectativas para mais um “Rabo do Peru” nas ruas de Icoaraci estão mais do que superadas e o que importa é a alegria do povo.

Neste ano, o bloco que completa 29 anos de fundação, permaneceu com o mesmo propósito do início: reunir os amigos e familiares para cair na folia. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

“Somos um dos mais tradicionais e antigos carnavais de rua e agora vamos ser agraciados com um Projeto de Lei que nos torna patrimônio cultural imaterial. Então, é uma emoção ver milhares de famílias curtindo, assim como também ganhando seu dinheiro porque isso também gira a economia”, destaca o fundador.

Na saída do bloco, às 15h pontualmente, milhares de brincantes já marcavam presença e Adriano Oliveira, de 35 anos, aproveitou para transmitir a mensagem da prevenção por meio da fantasia do personagem ‘Jason’, do filme ‘Sexta-feira 13’, com preservativos em mãos. “Neste ano, pensei  em lembrar que no carnaval também devemos usar proteção, nossa saúde deve vir em primeiro lugar. Então, divirta-se mas previna-se, a nossa vida é muito valiosa!”, ressalta.

Fantasiadas de marinheiras, as irmãs Amícia Elen, 21, Alícia Eduarda, 22, e a amiga Jamily Magalhães, 22, aguardavam a passagem do bloco em frente à residência da família, na rua Quinze de Agosto. Para Amícia, que participa do bloco desde os 17 anos, essa época do ano deve ser aproveitada, principalmente, por todos os moradores do bairro, em função das inúmeras opções de diversão.

“Minha irmã, por exemplo, veio de Curitiba, depois de um ano, só para curtir o carnaval aqui neste, mas especialmente para o Rabo do Peru. Então, é um negócio que fica marcado mesmo!”, destaca.

No Carnaval deste ano, o  “Rabo do Peru” também fez parte da programação do “Circuito Icoaraci Folia 2024”, promovido pela Prefeitura de Belém. O bloco contou com dois trios elétricos, um do bloco e outro da Prefeitura, com diferentes atrações musicais, além de um “trenzinho” com dois vagões e capacidade para mais de 150 pessoas com mobilidade reduzida e acima de 60 anos.