O estudante José Luis Cabral, de 20 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Palmira Gabriel, na avenida Augusto Montenegro, em Belém, recebeu um cheque do Programa Sua Casa no valor de R$ 21 mil, na manhã desta quarta-feira (7).
A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), possível pelo trabalho da Diretoria Regional de Ensino Belém 10, com o Programa Escola Segura, vai garantir a reforma da casa da família e a construção de um quarto para o estudante.
A equipe psicossocial da Escola Estadual Palmira Gabriel acompanha os estudantes e suas famílias diariamente e, por meio do trabalho realizado, conseguiu identificar as necessidades do estudante, como explica a assistente social Andreia de Souza Bezerra.
“Venho acompanhando algumas famílias em situação de vulnerabilidade social e a gente conseguiu identificar uma situação de risco social de uma das famílias e, durante a visita domiciliar, identificamos essa necessidade de melhoria da unidade habitacional e, em parceria com a Cohab, conseguimos o cheque no valor de mais ou menos R$ 21 mil que vai garantir a reforma da casa e a construção de um quarto para aluno, que ele não tinha e agora vai ter o conforto necessário. Além disso, a avó vai ganhar o subsídio para a ajuda com o pedreiro”, contou a profissional.
Ainda segundo a assistente social, garantir os direitos dos estudantes é o trabalho da equipe psicossocial dentro da escola. “A ideia do psicossocial dentro da escola é justamente articular com essa rede para garantir alguns direitos para os alunos. O serviço social hoje, dentro da escola, se propõe a fazer o levantamento socioeconômico de 100% dos alunos para identificar as maiores necessidades sociais e a partir daí tentar mitigar com a rede”, destacou Andreia Bezerra.
Para o estudante José Luis, o auxílio é fundamental para a qualidade de vida e, consequentemente, para a educação. “Esse cheque foi muito importante porque agora eu vou conseguir estudar melhor, dormir melhor e finalmente vou ter um quarto para que eu possa descansar em paz. A assistência social da escola deu todo o apoio e é muito importante o atendimento psicossocial na escola e em casa. Isso é fundamental para a educação em si”, afirmou o estudante.
A avó de José Luis, dona Cleide Raiol, agradeceu à equipe e contou estar feliz porque agora o neto vai estar mais confortável para dormir e estudar. “Primeiro quero agradecer a Deus por vocês desse colégio. Estou muito feliz pelo que fizeram pelo meu neto, o cheque que concederam para ele vai ajudar muito porque ele dormia na sala e não dormia direito. Lá em casa a sala também é a cozinha e mora muita gente. Fazendo o quarto dele, ele vai ter privacidade, vai poder dormir, descansar e estudar”, disse.