Grande Belém

Estado executa obras de macrodrenagem no canal do Bengui e Marambaia

Governo do Estado do Pará
Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
Estado executa obras de macrodrenagem no canal do Bengui e Marambaia
Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com as obras

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Nesta terça-feira (6), o governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para as obras de macrodrenagem do Canal do Bengui e Marambaia e a rua das Rosas. As obras de macrodrenagem de canais avançam por toda Belém, isso contribui para a melhora da qualidade de vida, evitando os alagamentos e a geração de emprego nas obras com mão de obra local.

"Esta é uma obra que abre novas avenidas, integrações de bairro, facilita a mobilidade urbana nesta região da cidade, prepara cada vez mais para o fluxo desta região do Mangueirão, abrindo novos circuitos de tráfego para os veículos, organiza urbanisticamente esta região da cidade e principalmente dá solução para o saneamento, para o fluxo das águas, evitando o alagamento para a população. População que merece e tem o direito a viver num ambiente de qualidade em que não tenha o constrangimento de ver as suas casas alagadas. Com mais esta obra de saneamento, Belém avança através das obras do governo do Pará para dar solução definitiva à infraestrutura urbana e à qualidade de vida da nossa população", ressaltou o governador do Estado, Helder Barbalho, ressaltando a importância dos investimentos para a melhoria da malha viária dentro da capital paraense.

Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará
O chefe do executivo estadual destacou ainda os novos investimentos e esforços do governo do Estado para a construção de novas vias de acesso, interligando bairros dentro da grande Belém. Foto: Antonio Melo
Governo do Estado do Pará Terça-feira, 6 de fevereiro de 2024 Estado executa obras de macrodrenagem no canal do Bengui e Marambaia Mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com as obras Crédito: Marco Santos / Ag. Pará Nesta terça-feira (6), o governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para as obras de macrodrenagem do Canal do Bengui e Marambaia e a rua das Rosas. As obras de macrodrenagem de canais avançam por toda Belém, isso contribui para a melhora da qualidade de vida, evitando os alagamentos e a geração de emprego nas obras com mão de obra local. "Esta é uma obra que abre novas avenidas, integrações de bairro, facilita a mobilidade urbana nesta região da cidade, prepara cada vez mais para o fluxo desta região do Mangueirão, abrindo novos circuitos de tráfego para os veículos, organiza urbanisticamente esta região da cidade e principalmente dá solução para o saneamento, para o fluxo das águas, evitando o alagamento para a população. População que merece e tem o direito a viver num ambiente de qualidade em que não tenha o constrangimento de ver as suas casas alagadas. Com mais esta obra de saneamento, Belém avança através das obras do governo do Pará para dar solução definitiva à infraestrutura urbana e à qualidade de vida da nossa população", ressaltou o governador do Estado, Helder Barbalho, ressaltando a importância dos investimentos para a melhoria da malha viária dentro da capital paraense. Crédito: Wellyngton Coelho / Ag.Pará O chefe do executivo estadual destacou ainda os novos investimentos e esforços do governo do Estado para a construção de novas vias de acesso, interligando bairros dentro da grande Belém. Foto: Antonio Melo

Alexandre Nascimento

O governador Helder Barbalho assinou, na noite de ontem (7), a ordem de serviço para as obras dos canais do Bengui e Marambaia, que integram a Bacia do Una. Com o valor orçado em R$ 120 milhões, a obra terá início imediato e terá duração de 20 meses, executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). O evento aconteceu no bairro do Bengui e contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, do secretário de Articulação e Cidadania (Seac) Igor Normando, do deputado estadual Zeca Pirão, Ruy Cabral titular da Seop, entre outras autoridades.

Ao todo, as obras dos canais terão 1.850 metros de extensão que incluem serviços de esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem pluvial, sistema viário, pavimentação asfáltica e calçada. Além disso, contará ainda com quadra poliesportiva, playground e academia ao ar livre, obras de Arte Especiais, pontes e passarelas.

Além da urbanização, as obras irão beneficiar cerca de 200 mil moradores dos bairros do Bengui e Marambaia, sobretudo os que moram nas proximidades dos canais. “Trabalhamos para tornar a vida da nossa população melhor. E, especificamente nesta obra, acabaremos com o problema de alagamento, assim como criaremos novas vias que vão se integrar que irão melhorar o trânsito, inclusive em dias de jogos no Mangueirão”, declarou Helder Barbalho, governador.

“Essa obra vai trazer melhoras na qualidade de vida para os moradores desses bairros, pois a nossa missão no Governo é trazer a qualidade de vida das pessoas. Essa obra não trará apenas melhorias estruturais, mas também de mobilidade porque irão abrir vias trafegáveis. Para isso, já estamos com recursos para tornar essa obra e a melhoria de vida de vocês realidade”, completou Hana Ghassan, vice-governadora.

Além disso, os moradores que tiverem suas propriedades atingidas pelas obras, o Governo atenderá as ocorrências por meio do Programa de Aterro de Quintais (PAQUIN), que terá cerca de 11.992,57 metros cúbicos de aterro. “É uma obra em que os moradores só terão benefícios, pois ninguém ficará no prejuízo. Temos esse comprometimento garantido pelo governador Helder Barbalho”, disse Ruy Cabral, titular da Seop.

Dessa forma, as obras encheram os moradores que serão contemplados de esperança, sobretudo a situação que eles enfrentam em ocasião de chuvas. “É como o governador disse, qualquer chuva a gente enfrenta alagamento. Mas, temos esperança que essa obra será feita e nosso sofrimento irá acabar. Precisamos dessa atenção, coisa que nunca tivemos por parte de nenhum político”, concluiu Raimunda Santos, 63 anos, moradora do canal do Bengui.