Cintia Magno
Depois de um momento especial de oração, os devotos de Nossa Senhora de Lourdes saíram em caminhada pelas ruas do centro de Belém. Parte da programação que integra a festividade em homenagem à padroeira intercessora dos doentes, a 1ª Caminhada com Maria saiu da Capela de Lourdes, na avenida Governador José Malcher, por volta das 7h30.
Uma das integrantes da organização da caminhada, Rosângela Serruya destaca que a ideia é que a programação se repita nos próximos anos. “Foi a primeira vez que o Padre teve essa inspiração. Todos os anos o que sempre tem é a procissão, que sempre ocorria à noite e que esse ano vai ser de manhã, outra novidade da festividade em 2024. E esse ano o Padre teve a inspiração de fazer uma caminhada. Ano que vem, se Deus quiser, vai ser uma corrida e assim a gente vai”.
Logo na primeira versão da caminhada em honra a Maria, os fiéis saíram da Capela de Lourdes e percorreram um percurso de 4km pelas ruas do entorno, retornando para a capela. Durante a caminhada, que foi acompanhada por um trio elétrico, não faltaram louvores e orações. “É uma caminhada cantante, orante. A nossa vida é essa, é uma vida de caminhada, então, a caminhada realmente representa para que nós estamos aqui, nessa caminhada junto com Maria”, considerou Rosângela. “Maria que está com o seu filho Jesus, então, atrás dele a gente está atrás dela também porque um sem o outro não existe”.
Integrante do grupo de Liturgia da Capela de Lourdes, a engenheira agrônoma Érika Lindemberg não escondeu a animação de poder fazer parte de mais essa programação em homenagem à Santa de devoção. “Nós nos sentimos abençoados e iluminados por Nossa Senhora de Lourdes por termos conseguido organizar essa caminhada. Toda novidade tem um pouco de dificuldade, mas Graças a Deus fomos direcionados e conseguimos chegar aqui. Eu já frequento a capela há 20 anos, então, é a minha segunda casa, eu me sinto muito bem aqui. Nossa Senhora de Lourdes é tudo para mim”.
Já o comerciante Deodato de Oliveira Júnior, 59 anos, começou a frequentar a capela há cerca de um mês e, apesar da experiência recente, foi tomado por uma grande emoção em participar da 1ª Caminhada. “A minha esposa me trouxe há um mês e agora estou altamente engajado na Igreja e eu estou muito feliz. É a nossa primeira caminhada com Maria e estou muito feliz porque eu e a minha esposa estamos participando, a minha família também já está vindo”.