Após décadas de funcionamento, a Escola Salesiana do Trabalho encerrou as atividades na oferta de cursos profissionalizantes. Eles serão ministrados agora na unidade da escola em Ananindeua. Por enquanto, apenas as aulas para os ensinos Fundamental II e Médio estão sendo realizadas nas instalações da avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, em Belém. Alguns equipamentos começaram a ser desmontados, como o ginásio. Ela atendia estudantes da Pedreira, Marco e Sacramenta.
O novo local da obra social fica na Rodovia BR 316 km 09,1760. A notícia pegou muitos alunos e ex-alunos de surpresa, mas era algo que já vinha sendo propalado há algum tempo. O prédio da Pedreira ainda não tem um futuro definido. Especula-se que seria vendido a uma empresa do ramo de atacarejos, mas nada ainda confirmado.
Idealizada desde 1958 com presença Salesiana nos bairros periféricos de Belém (Pedreira, Sacramenta, Marco), começou como uma extensão do Colégio Salesiano Ns. Srª. do Carmo. No início era um simples Oratório Festivo (catequese – esporte – recreação dominical) para Criança e Adolescente.
Oficialmente inaugurada no dia primeiro de maio de 1962, quando se deu a aprovação oficial da Obra pela Congregação Salesiana. Iniciou suas atividades com oficinas de marcenaria que servia também de capela, sala de reuniões e teatro. O trabalho teve grande repercussão uma vez que o mesmo tinha sua preocupação voltada para o futuro profissional dos adolescente e jovens da comunidade.
Da metade da década de 80 ao inicio dos anos 2000, as ações educativas da Escola passaram por adaptações e restruturações, e o que antes chamado de “Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto” (ASEMA), foi denominado de “CURSOS PROFISSIONALIZANTES”. A escola é mantida pela Inspetoria Salesiana Missionaria da Amazônia (Isma).