O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), assinou nesta terça-feira (30) a Ordem de Serviço para as obras de saneamento e urbanização da bacia do Canal do Mártir e do Canal do Murutucu, no bairro do Curió-Utinga, em Belém. A obra de infraestrutura urbana vai beneficiar mais de 20 mil pessoas.
“Nós estamos investindo para dar solução a um dos maiores problemas de Belém, que é a drenagem das águas, garantindo obras estruturantes com macrodrenagem em diversas bacias da nossa capital. Já inauguramos obras de saneamento no aniversário da cidade, e esta semana iniciamos as obras do canal da Cipriano Santos. Hoje, estamos aqui, iniciando as obras do Canal do Mártir. Amanhã (31), iniciando as obras do canal da Vileta, e seguimos avançando para que possamos garantir que a nossa população possa ter infraestrutura, qualidade de vida, ruas pavimentadas, drenagem, saneamento e, principalmente, que não tenha que conviver com alagamentos. Com isto, se asseguram direitos e, acima de tudo, garante-se que a população possa viver melhor”, afirmou o governador Helder Barbalho, após assinar a autorização da obra.
Ao todo, 5,4 quilômetros de canais vão passarão por obras. Inicialmente, será executado o trecho do Canal do Mártir com 400 metros de extensão, que vai da Passagem São Lourenço à Passagem Farias de Rodrigues. No Canal Murutucu será feito o alargamento e a reconstrução de cinco quilômetros de canal para controle de enchentes. O local ganhará ciclovia, calçadas com rampas de acessibilidade, piso tátil e pontes.
A obra será executada pela Seop, com um investimento do Estado de mais de R$ 192 milhões. No local serão realizados revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. Além disso, os serviços contemplam condução hidráulica de águas pluviais e residuais, beneficiando mais de 20 mil pessoas no Cúrio-Ultinga.
A macrodrenagem de canais contribui para a vazão de recursos hídricos, principalmente em áreas urbanas. O Canal do Mártir recebe a drenagem de águas pluviais de várias ruas da Avenida João Paulo II, que corta o bairro. Dessa maneira, as obras de requalificação vão beneficiar os moradores que há décadas sofrem e já tiveram prejuízos com alagamentos constantes.
A reconstrução de canais com o desassoreamento do leito ajuda na prevenção de enchentes, no direcionamento adequado do escoamento de água da chuva, na preservação às margens dos rios e córregos.
Para o secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, os investimentos do governo do Estado em obras de infraestrutura mudam a vida das pessoas. “Essa é a obra mais importante da história desse bairro. O governador, em menos de um mês, já esteve aqui para inaugurar dois quilômetros de asfalto, e agora está assinando a Ordem de Serviço que vai fazer a macrodrenagem de Canal do Mártir que, sem dúvida alguma, vai dar à população do Curió-Utinga dignidade. Essas pessoas sempre mereceram ter suas casas valorizadas, e a partir de agora vão parar de perder eletrodomésticos, porque quando chove alaga tudo”, ressaltou o secretário.