Mais de 60 mil estudantes da rede municipal de ensino iniciaram o ano letivo de 2024 nesta segunda-feira, 29. Cada escola preparou uma acolhida especial aos estudantes e familiares. Teve roda de conversa, apresentação da banda da Guarda Municipal de Belém, apresentação do canil, palhaçosa, contação de histórias e muitas outras atividades lúdicas para a criançada.
“Neste primeiro dia é o início de uma nova etapa para os estudantes, então a gente celebra este retorno, acolhe e dá as boas-vindas. Esses primeiros dias servem como uma fase de diagnóstico da aprendizagem para organizar e planejar o ano letivo de 2024”, informou a diretora de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Jaqueline Rodrigues Pinto.
Boas-vindas
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Benvinda de França Messias, localizada em São Brás, recebeu estudantes e pais para uma conversa de boas vindas e na oportunidade, houve a entrega dos livros didáticos para todos os estudantes que estiveram presentes no primeiro dia e ação de saúde mental do janeiro branco para os pais e responsáveis.
A Renata Fonseca é mãe de dois estudantes da escola Benvinda de França Messias, ela conta sobre a confiança no ensino da escola pública municipal. O filho mais velho já estuda na Escola Benvinda de França Messias há 7 anos.
“Minha expectativa são sempre boas, tanto que prefiro que meus filhos estudem na rede municipal, e aqui na escola Benvinda de França, fico tranquila pois sei que posso contar com uma equipe boa de profissionais para deixar meus filhos.
Estrutura da rede
A Prefeitura de Belém já entregou 61 unidades escolares e já reinaugurou 28 unidades reformadas, reconstruídas e mobiliadas, o que significa valorizar os professores e melhorar a infraestrutura e conforto também para os estudantes. O Maurício Batalha, pai do Michel Batalha, esteve presente para acompanhar o primeiro dia do seu filho e contou que é visível o investimento na educação municipal da atual gestão.
“Nós vemos o investimento que a Prefeitura Belém está fazendo nas escolas das periferias e também nas mais centrais, na parte física e também na valorização dos profissionais, além da inclusão. Tudo isso, são passos importantes no futuro não só do meu filho mas como para outras crianças de nossa cidade”, ressaltou Maurício.