Diego Monteiro
Na manhã e início da tarde de ontem (28), centenas de visitantes aproveitaram a entrada gratuita no Bosque Rodrigues Alves, no bairro do Marco, para passear nos corredores arborizados do espaço. A gratuidade faz parte das ações alusivas ao mês de aniversário de 408 anos da cidade. Segundo a Prefeitura de Belém, a isenção da taxa de entrada foi estendida até a próxima quarta-feira (31).
A família de Fátima Soares, 49 anos, técnica de enfermagem, soube através da internet sobre a isenção do valor de entrada. “Foi dessa forma que eu convidei todo mundo para estar aqui, pois é uma programação agradável para todos, desde as crianças, até os adultos. Esse tipo de iniciativa deveria existir mais vezes, o que permite uma oportunidade de acesso a esses locais por pessoas mais humildes”, disse.
O bosque possui uma área total de 15 hectares, e recebe, em média, 20 mil visitantes por mês. Dos 15 hectares, mais de 80% são compostos por áreas verdes. Entre as diversas espécies de árvores, é possível encontrar ainda animais como peixe-boi, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros.
Outras pessoas foram surpreendidas na entrada e ficaram satisfeitas com a notícia. “Confesso que eu nem estava sabendo e quando fui informada foi maravilhoso, pois dessa forma deixamos de gastar quase R$ 30, pois viemos em família. O Bosque sempre é uma ótima alternativa, pois carrega memórias afetivas e muito conhecimento para os pequenos”, declarou a professora Ana Carolina Monteiro, 39.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que a gratuidade de acesso ao Bosque Rodrigues Alves permanece válida das 8h às 14h, até o próximo dia 31 de janeiro. A pasta também reforçou outras informações importantes, como a proibição de alimentos, bolas e balões no espaço.