Grande Belém

Bloco de axé antecipa carnaval nas ruas de Belém

O Bloco “Axé para Recordar” se concentrou no Ver-o-Rio e seguiu até o Porto Futuro Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
O Bloco “Axé para Recordar” se concentrou no Ver-o-Rio e seguiu até o Porto Futuro Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Diego Monteiro

Apesar da forte chuva que caiu ontem, 14, em Belém, centenas de foliões marcaram presença e animaram a folia “Axé para Recordar”. A concentração ocorreu no espaço do Ver-o-Rio, com a discotecagem do DJ André Said. Posteriormente, o arrastão seguiu com o cantor Tonynho e banda em direção ao Porto Folia, local que marcou a segunda parte da festa, exclusiva para os associados do bloco.

Tonynho Santos, também idealizador do bloco, afirmou que a celebração é para recordar antigas micaretas. “Não posso negar minha felicidade, principalmente pela volta do trio às ruas. Quando criei o projeto, há oito anos, o principal objetivo era exatamente esse, e hoje estamos podendo ter esse retorno, percorrendo o trajeto semelhante rumo ao Porto Folia, no estacionamento do Porto Futuro”, explicou.

“Sem dúvida, todos os brincantes estão compartilhando o mesmo sentimento que eu neste momento. Este é apenas o primeiro de muitos que virão nos próximos anos e que, se Deus permitir, estaremos de volta para brincar e nos divertir, do jeito que apenas os paraenses sabem fazer”, completou Tonynho.

Pelas ruas, o colorido e a alegria se espalharam entre o público que veio dos mais diferentes bairros de Belém para acompanhar o trio. A educadora física Rosilene Ferreira, 51 anos, ficou encarregada, juntamente com uma equipe de professores de dança, de conduzir a coreografia das músicas tocadas durante todo o percurso do arrastão. “Dançar as novas músicas é gostoso demais, porém, as músicas de antigamente têm um sabor especial, é quase uma nostalgia de uma época onde as festas carnavalescas eram aproveitadas de forma intensa, cheia de energia e hoje estamos aqui”, lembrou.

ANTECIPAÇÃO

As professoras Ane Santos e Helena Peixoto, 54 e 39 anos, respectivamente, participaram da brincadeira como uma forma de antecipar as festividades oficiais do Carnaval 2024. “Este é um esquenta e, como todo bom esquenta, dá para aproveitar muito. Com música boa, uma dança gostosa e sempre na companhia das pessoas que amamos. E hoje estou fazendo isso”, pontua Peixoto.

Santos também aproveitou a tarde de ontem para se divertir. “Hoje ainda é domingo, e amanhã [segunda] começamos nossa rotina de novo. Então, temos que aproveitar para se distrair para que possamos começar a semana bem, com alegria. Estou gostando bastante do bloco Axé para Recordar, matando a saudade de quando eu era mais jovem. Pode ter certeza de que nos outros anos estarei aqui”, garantiu.

A autônoma Paula Macedo, 27, e a administradora Natália Ferreira, 34, estavam passando pelo local, despretensiosamente, quando resolveram ficar. “Estávamos na Praça da República, depois viemos caminhando e passamos pelo Porto do Futuro, e nos interessou a movimentação. Quando eu vi, já estávamos aqui no Ver-o-Rio junto com o pessoal dançando e aproveitando a festa”, disse Macedo.