O Governo do Estado entregou, neste sábado (13), o primeiro trecho da etapa de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, no Canal da Mundurucus, trecho entre a Avenida Tucunduba e Alameda Bom Jesus, contemplado com pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização.
“O fortalecimento da drenagem em Belém deve ser priorizada e hoje nós cumprimos mais uma etapa de entrega. Já são dois quilômetros de canais que estão sendo entregues à população de toda a região do Tucunduba, falando no bairro do Jurunas, da Terra Firme, da Condor, Jabatiteua e Marco. São mais de 300 mil pessoas beneficiadas, e nós continuaremos as entregas, avançando com as obras. Neste momento, entregamos mais uma etapa e em maio nós voltamos para concluir, agora indo até a Teófilo Condurú com a Rua dos Mundurucus, onde hoje existe uma feira que será requalificada. Nosso objetivo é tirar a população das áreas alagadas, garantir escoamento de água, garantir drenagem para a cidade de Belém e urbanizar as áreas mais periféricas, e cuidar das pessoas que mais precisam. Garantir qualidade de vida, habitação de qualidade, trafegabilidade, mobilidade, abertura de novas vias e, com isso, fazendo com que o Belém possa crescer com o planejamento”, destacou o governador do Estado, Helder Barbalho, que caminhou pelo trecho e conversou com moradores durante a entrega.
A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, parabenizou a comunidade local, que estava em festa, após a entrega da obra. “Quero dizer que dias como o de hoje fazem valer tudo a pena, porque essa obra, assim como outras semelhantes do Governo do Estado, mudam a comunidade como um todo. Ficamos muito felizes de estarmos participando dessa mudança da comunidade de vocês, porque uma obra como essa, traz muitos benefícios e muda realidades”, disse ela.
O trecho foi contemplado com rede de esgoto, rede de distribuição de água, drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, calçadas, rampas de acessibilidade e duas passarelas para facilitar a mobilidade dos moradores locais. O canal, que recebeu investimento total de R$ 48 milhões em toda extensão, faz parte das obras da macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e beneficiará mais de 300 mil pessoas nos bairros do Guamá, Terra Firme, Marco e Canudos.
Cumprindo agenda em Belém, o Ministro das Cidades, Jader Filho, ressaltou a importância de cuidar de todos os bairros da capital. “Quero dizer da alegria de ver um sonho como esse sendo realizado, e por isso, tenho primeiro que agradecer a Deus por esse momento, de nós podermos estar aqui e estar celebrando uma vitória, que é uma vitória de vocês, é uma vitória da luta do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hanna Ghassan, isso aqui é saneamento, isso aqui é qualidade de vida”, destacou ele.