Grande Belém

Helder anuncia nova ponte para Outeiro e Usipaz em Icoaraci

Esta será a segunda ponte entregue pelo Governo do Estado à população. A primeira foi em fevereiro de 2023, totalmente reconstruída. Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará
Esta será a segunda ponte entregue pelo Governo do Estado à população. A primeira foi em fevereiro de 2023, totalmente reconstruída. Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag. Pará

Ana Laura Costa

O governador Helder Barbalho assinou, no distrito de Icoaraci, a Ordem de Serviço para a construção da nova ponte Icoaraci-Outeiro. A obra de infraestrutura vai interligar a Sétima Rua, em Icoaraci, à Rua da Brasília, no distrito de Outeiro. Junto ao governador, o secretário de Articulação da Cidadania (Seac), Igor Normando, também visitou o local onde será construída a Usina da Paz do Distrito de Icoaraci. Os eventos ocorreram durante a ação “Governo do Pará nos Bairros”, na manhã deste sábado.

O investimento na nova ponte é superior a R$110 milhões. Na ocasião, o ministro das Cidades, Jader Filho, também anunciou investimentos e autorizou o início das obras de saneamento e mobilidade urbana em Icoaraci, na orla do Cruzeiro e praça, além de também assinar a ordem de serviço para a construção da nova ponte Icoaraci-Outeiro e da Usina da Paz do distrito. A vice-governadora Hana Ghassan também participou do evento.

De acordo com o governador, a previsão de entrega da nova ponte à população é de dois anos. Serão 414 metros de comprimento, com duas pistas de rodagem para veículos e motocicletas, com estrutura central estaiada de 234 metros que irão proporcionar dois vãos de navegação com 117 metros de largura cada um, a exemplo da primeira ponte reconstruída pelo Governo do Estado. Helder Barbalho ressaltou que a obra é fundamental para a integração entre os distritos de Icoaraci e Outeiro, visando facilitar a vida dos moradores e aproximar os dois locais, desenvolvendo e gerando empregos.

“A partir de hoje, começam as obras da segunda ponte. Isto permitirá que possamos fortalecer o desenvolvimento e o crescimento de Belém para esta região com maior planejamento e mobilidade urbana. (…) Os recursos já estão garantidos, empregando mão de obra local, desenvolvendo a região, para que nós possamos ver Icoaraci e Outeiro melhores para a sua gente, para a população. Lembrando que esta região, tanto também tem o viés dos seus distritos industriais, as oportunidades turísticas, as áreas de lazer para que nós possamos com isso contemplar todo o desenvolvimento local e cuidar das pessoas”, destacou. Ao mesmo tempo, em comemoração ao aniversário de 408 anos de Belém, na travessa do Cruzeiro, a população do distrito de Icoaraci também pôde contar com uma programação que levou serviços de saúde, lazer, assistência social e cidadania. Antes das 11h, a agente de saúde Luiza Paula de Souza, de 60 anos, já havia conseguido tirar as segundas vias da identidade e certidão de nascimento. “Achei maravilhoso, o atendimento foi ótimo”.