Grande Belém

Chuvas e calmaria marcam o primeiro dia de 2024 em Belém

Em Belém, o início do ano, marcado pelo feriado de 1º de janeiro, foi caracterizado por um céu encoberto de nuvens, acompanhado por chuvas leves na maior parte do dia. Foto: Antonio Melo
Em Belém, o início do ano, marcado pelo feriado de 1º de janeiro, foi caracterizado por um céu encoberto de nuvens, acompanhado por chuvas leves na maior parte do dia. Foto: Antonio Melo

Diego Monteiro

Em Belém, o início do ano, marcado pelo feriado de 1º de janeiro, foi caracterizado por um céu encoberto de nuvens, acompanhado por chuvas leves na maior parte do dia. Logo após as celebrações de Réveillon, a equipe do DIÁRIO percorreu alguns dos principais corredores da capital paraense e visitou pontos turísticos, registrando estabelecimentos fechados e escassa movimentação de pessoas nas vias.

 

Um desses locais é o Ver-o-Rio, área que habitualmente atrai centenas de visitantes em feriados e fins de semana, seja para desfrutar dos fortes ventos, entreter as crianças nos brinquedos do espaço ou navegar de pedalinho no lago ali formado. Ademais, o café comercializado nos quiosques espalhados pela área é outra atração, porém nenhum estava em funcionamento pela manhã de ontem.

 

O mercado do Ver-o-Peso, frequentado por centenas de trabalhadores e visitado por milhares de clientes diariamente, encontrava-se vazio. A maioria dos boxes de alimentos e lanches, além das barracas que comercializam castanhas, farinhas, produtos hortifrutigranjeiros, temperos, artesanatos e ervas, permaneceram fechados. O Mercado de Ferro também amanheceu com as portas fechadas.

O mercado do Ver-o-Peso, frequentado por centenas de trabalhadores e visitado por milhares de clientes diariamente, encontrava-se vazio. Foto: Antonio Melo

 

Em outra área da cidade, o movimento que costuma fazer no Portal da Amazônia também estava fraco. A pista que é geralmente ocupada por skatistas, patinadores e corredores estava tranquila. “Com menos pessoas, a pedalada fica mais tranquila, mas nada substitui a beleza de ver esse local repleto de crianças, adultos e idosos aproveitando nossa cidade”, afirma o motorista José Oliveira, 44.

 

“Com poucas pessoas, fico mais receosa por questões de segurança, mas há muitos policiais, então fico um pouco mais tranquila. Trouxe minha família, já que não viajamos. O Portal da Amazônia é um espaço incrível, com bastante vento, e para quem tem crianças, há muitas atividades para fazer. Posso dizer que estou desfrutando desta folga em grande estilo”, disse a professora Helena Lima, 33.

 

Além disso, vias normalmente movimentadas, como as avenidas Generalíssimo Deodoro, Visconde de Souza Franco, Presidente Vargas, Tamandaré, Nossa Senhora de Nazaré, Pedro Álvares de Cabral e Almirante Barroso apresentaram um trânsito tranquilo.