FACILIDADE

Portas abertas: como a cidadania portuguesa pode levar você aos EUA sem visto

Dupla cidadania europeia não só facilita a entrada nos EUA, como também garante acesso a mais de 180 países sem visto.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Viajar para os Estados Unidos sem enfrentar a burocracia do visto americano já é realidade para quem possui cidadania portuguesa. Graças ao Programa de Isenção de Visto, cidadãos de Portugal podem entrar no país por meio da Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA), um processo simples e rápido que dispensa entrevistas e longas esperas.

De acordo com a especialista em imigração Patricia Valentim, a dupla cidadania europeia não só facilita a entrada nos EUA, como também garante acesso a mais de 180 países sem visto. “É uma vantagem estratégica para brasileiros que sonham em explorar novas oportunidades, seja para turismo, trabalho ou negócios”, afirma.

Vantagens da Cidadania Portuguesa para Entrar nos EUA

O ESTA permite estadias de até 90 dias e pode ser emitido online em menos de três dias. Além de Portugal, países como Espanha, Itália, Polônia e Lituânia também desfrutam do benefício. Para portugueses, existe ainda a possibilidade de solicitar o visto E-2, voltado para investidores que desejam abrir empresas ou expandir negócios no território americano.

Desde o fim das restrições da Covid-19, não é mais exigido comprovante de vacinação para entrar nos EUA. Ainda assim, o governo português recomenda o registro voluntário no aplicativo “Registo Viajante”, que oferece suporte e informações de segurança a cidadãos no exterior.