Simples, fáceis e saborosas: assim são as panquecas de carne moída. Uma receita prática, econômica e cheia de sabor é a solução perfeita para quem deseja variar o cardápio sem complicação. Além de fáceis de preparar, rendem bem e conquistam pelo sabor caseiro que agrada desde quem já domina a cozinha até quem está começando agora.
Uma alternativa simples, que vai bem no almoço em família ou até como prato principal em um jantar rápido durante a semana. A receita a seguir pode render até 6 porções.
Ingredientes
Massa
1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina sem sal
1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 sachê de Tempero opcional
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
Recheio
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
500 g de patinho bovino moído
1 sachê de Tempero opcional
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Modo de preparo
– No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea. Em uma frigideira média (16 cm de diâmetro) untada, despeje pequenas porções e deixe dourar dos dois lados (cerca 30 segundos de cada lado). Reserve.
– Para o recheio, refogue a cebola no óleo, acrescente a carne moída e deixe cozinhar até dourar. Junte o extrato de tomate, tempere e desligue o fogo.
– Em seguida, recheie as massas e enrole-as. Sirva com o molho de sua preferência.
Não erre na massa: truques simples para panquecas perfeitas
– Se a massa ficar muito espessa, pode quebrar na hora de enrolar. O ideal é que, ao colocar uma concha de massa na frigideira, ela escorra facilmente e cubra toda a base. Se ela tiver espessa demais, acrescente um pouco mais de leite até atingir a textura correta
– Espalhe bem a concha de massa na frigideira para que cozinhe de maneira uniforme
– Acrescente 1 colher (sopa) de massa pronta à carne moída já refogada, pois ajuda a dar mais firmeza, evitando que se desmanche
– Acerte no tempero: o grande destaque das panquecas está no sabor
Prepare um molho delicioso
Para garantir uma panqueca suculenta e a carne bem úmida, o segredo está em caprichar no molho. Você pode usar o seu preferido, mas uma das opções mais clássicas é o molho com extrato de tomate, que além de trazer a umidade ideal ao prato, ainda realça o sabor com o famoso umami – o quinto gosto do paladar humano.
Na hora de montar as panquecas…
É importante cuidar tanto da quantidade quanto da consistência do recheio. Evite exagerar e deixe um espaço nas extremidades para facilitar o fechamento. Dica:
– Acrescentar 1 colher (sopa) da massa pronta ao recheio de carne moída já refogada, como mencionamos na dica 1. Isso ajuda a dar liga, deixando o recheio mais firme e evitando que ele se desmanche enquanto você enrola ou durante a refeição
– Enrole bem justo para que as panquecas fiquem compactas e, ao dispor no refratário, deixe-as próximas, mas sem apertar – assim, mantêm a forma e assam de maneira uniforme
Fez muitas e quer guardar? Aprenda como armazenar
Outra vantagem dessa receita é a praticidade no armazenamento: as panquecas podem ser congeladas já prontas, garantindo refeições rápidas no dia a dia. No freezer, elas duram até 30 dias.
E dá para variar…
Para quem gosta de variar, versões com molho branco, recheio de frango desfiado ou até opções vegetarianas também podem ser feitas a partir da mesma massa básica.
*Algumas das dicas anteriores foram adaptadas com base no conhecimento de Lisiane Miura, especialista em Alimentos, do Sabores Ajinomoto.
Aí coloca no início que pode ser uma boa pro almoço Tb. Simples, fácil e saborosa. No texto dessas receitas precisa ser bem positiva pra encorajar quem só sabe fazer um ovo. Informa que a receita é simples e modo de fazer é mais ainda. Pode trocar por outra receita também.