Você provavelmente já viu um deles, mesmo sem saber o nome. Os pequenos saquinhos encontrados em caixas de sapatos, bolsas, eletrônicos ou potes de remédios são chamados de gel de sílica (ou silica gel), e têm uma função bem mais importante do que se imagina: proteger os produtos da umidade.
Os sachês funcionam como dessecantes, ou seja, são capazes de absorver até 40% do seu próprio peso em vapor de água. Por isso, são colocados em embalagens de itens sensíveis à umidade, como tecidos, metais e medicamentos. A sílica, de fórmula química SiO₂ (dióxido de silício), é um mineral natural, quimicamente inativo e considerado não tóxico, sendo inclusive apontada por pesquisadores como uma alternativa sustentável às microesferas de plástico em cosméticos.
Reutilização e Aplicações Práticas do Gel de Sílica
Apesar da utilidade, a maioria das pessoas ainda joga os sachês fora sem saber que eles podem ter várias outras aplicações práticas no dia a dia. Além de conservar produtos, os saquinhos podem ser reutilizados em diferentes ambientes da casa, como guarda-roupas, gavetas, cofres, caixas de ferramentas e até painéis de carro — onde ajudam a evitar o embaçamento do para-brisa em dias úmidos.
Outro uso importante é na conservação de objetos que sofrem com o excesso de umidade. Eles ajudam a preservar fotografias antigas, manter o brilho de joias de prata e evitar a oxidação de ferramentas. Também são eficazes para proteger mídias como DVDs e CDs, secar flores, conservar sementes e até ajudar na secagem de eletrônicos que entraram em contato com água, como celulares e fones de ouvido.
Reciclagem e Reuso
Os saquinhos de sílica também podem ser “reciclados”: quando o conteúdo fica rosado, significa que já absorveu umidade demais. Nesse caso, é possível secar os grânulos colocando-os em forno baixo (cerca de 120 °C) por algumas horas até que recuperem a cor azul, indicando que estão prontos para uso novamente.