O que parecia ser o início de um sonho quase terminou em tragédia. Adam Lopez, um construtor de 39 anos da cidade de Norwich, na Inglaterra, ganhou 1 milhão de libras (cerca de R$ 7,1 milhões) em um bilhete de raspadinha. Nos três meses seguintes, largou o emprego e mergulhou em uma rotina intensa de festas, até ser hospitalizado em estado grave por conta de uma embolia pulmonar bilateral.
Em entrevista ao jornal Mirror, Adam contou que tinha apenas 12,40 libras (R$ 88,89) na conta quando ganhou o prêmio. A reação imediata foi abandonar o trabalho para aproveitar a vida, mas os excessos cobraram um preço alto. “Passei três meses vivendo intensamente, sem parar. Eu sabia que o que eu estava fazendo chegaria ao fim em algum momento, mas quase aconteceu da pior maneira possível. Foi um enorme, enorme chamado de atenção”, disse.
“Vivi uma vida que nunca tive — do jeito errado”
Ao refletir sobre a experiência, Adam reconheceu que gastou o dinheiro de forma impulsiva e negligenciou completamente a saúde. Em entrevista à BBC, ele explicou que um coágulo de sangue se formou em sua perna e se espalhou para os pulmões, o que o levou à internação urgente.
“Eu não conseguia andar, eu não conseguia respirar. Estar deitado na parte de trás daquela ambulância e ouvir as sirenes foi o acontecimento mais transformador da minha vida”, afirmou. “Não importa se você tem um milhão ou um bilhão, quando está na ambulância, nada disso importa”.
O britânico passou oito dias hospitalizado e agora enfrenta uma recuperação que deve durar de seis a nove meses.