
Nesta sexta-feira, 29 de agosto, a Igreja Católica celebra o martírio de São João Batista, santo único no calendário litúrgico por ser comemorado em duas datas: seu nascimento, em 24 de junho, e sua morte, lembrada nesta sexta.
Paróquias dedicadas a São João Batista Mártir realizam celebrações em homenagem ao primo de Jesus, considerado seu predecessor. Tradicionalmente, o dia de um santo é marcado pela data de sua morte, vista como a passagem para a vida eterna. João Batista, entretanto, é exceção, sendo celebrado tanto pelo nascimento quanto pelo martírio.
Segundo os Evangelhos, João foi concebido por Zacarias e Isabel em idade avançada, nascendo cerca de seis meses antes de Jesus. Reconhecido como o último dos profetas, ele preparou o caminho de Cristo, pregando a conversão e o Batismo de penitência. Em suas palavras: “Preparai o caminho do Senhor, tornai retas às suas veredas”.
O martírio de João Batista ocorreu por sua coragem em denunciar os pecados de Herodes, especialmente o relacionamento ilícito do rei com Herodíades, esposa de seu irmão. Por ordem de Herodíades, João foi preso e decapitado, tornando-se mártir da fé.
A importância de João foi reconhecida pelo próprio Jesus, que disse: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista” (Mateus 11,11).
Oração para obter uma graça
Bendito seja São João Batista, que anunciou com firmeza e fé a vinda do Messias! Sede, ó São João, nosso fiel intercessor, em nossas necessidades e projetos. Concedei-nos, Senhor Jesus, pelos méritos de São João Batista, os dons que nos faltam para maior perseverança e paz em nossas vidas. Amém.
Fonte: CNBB