RENDA EXTRA

Workshop gratuito orienta cadastro de imóveis para a COP 30 

Aumente a oferta de hospedagens em Belém para a COP 30. Participe do workshop gratuito e aprenda a cadastrar suas propriedades na Booking.com.

Plataforma é uma das mais utilizadas por quem busca hospedagem. Foto: Divulgação
Plataforma é uma das mais utilizadas por quem busca hospedagem. Foto: Divulgação

O Governo do Pará, em parceria com a Booking.com, promove nesta terça-feira, 10 de dezembro, um workshop gratuito para cadastro de propriedades que serão alugadas por temporada na plataforma digital. O evento acontece no Palacete Faciola, localizado na Avenida Nazaré, nº 138, às 16h, e está com inscrições abertas para todos os interessados no link.

O objetivo do evento é ampliar a oferta de hospedagens na capital paraense, Belém, para a COP 30, evento climático que ocorrerá em novembro de 2025, além de criar oportunidades econômicas para os paraenses. A programação inclui um passo a passo para o cadastro de imóveis, dicas para otimização de anúncios e relatos de experiências de sucesso durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Conforme o secretário adjunto de Turismo do Pará, Lucas Vieiras, o evento reflete o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a economia local e valorizar a hospitalidade paraense.

“A parceria com a Booking.com vai além de aumentar a oferta de hospedagens para grandes eventos, como a COP 30. Ela representa uma oportunidade para que a população do Pará tenha uma renda extra e, ao mesmo tempo, mostre ao mundo a famosa receptividade do nosso povo. É um momento único para impulsionar o turismo e projetar Belém como destino global”, afirmou.

Com a realização da COP 30, Belém será o centro das atenções globais, e as ações de ampliação de hospedagem não se limitam ao evento. O objetivo é deixar um legado para a cidade, consolidando-a como um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Booking.com

A Booking.com, uma das maiores plataformas globais de viagens, oferece aos proprietários locais acesso a um público internacional, aumentando a visibilidade e as possibilidades de locação de imóveis no estado.

O workshop é uma oportunidade imperdível para que os paraenses conheçam as possibilidades de gerar renda extra enquanto contribuem para o sucesso de um evento de escala mundial.

Hospedagem

As iniciativas envolvem navios de cruzeiro, que estão sendo contratados pelo governo federal, a reforma de 17 escolas, que serão usadas como alternativa de hospedagem no padrão de hostel, aluguel de temporada e parceria com plataformas de hospedagem para aumentar a oferta de leitos na capital. Essas plataformas, mundialmente conhecidas, possibilitam a conexão do imóvel do paraense com pessoas que desejam visitar o estado.

A ampliação da oferta de leitos em Belém faz parte da estratégia do Governo do Pará para receber a COP 30 em novembro de 2025. Em um trabalho conjunto com os governos federal e municipal e a iniciativa privada, uma série de soluções e ações estão em andamento para atender à demanda de hospedagem para o evento e deixar um legado para a cidade.

Estão em andamento a construção de espaços para tendas climatizadas, vilas militares, espaços para comunidades indígenas e construções modulares de alto padrão, que serão transformadas em centro administrativo após a COP.

O governo estadual também incentiva a modernização das instalações da rede hoteleira atual e isentou o segmento de ICMS nas compras internas e interestaduais para equipamentos como frigobar, televisão e ar-condicionado, bem como mobiliário. Além disso, viabilizou a contratação de crédito por meio de parceria com o BNDES e FUNGETUR. Essa linha se estende a toda a cadeia do turismo, incluindo bares e restaurantes, além dos hotéis, para poderem investir na requalificação de seus negócios. As operações são voltadas para micro, pequenos, médios e grandes empresários do setor.

A rede hoteleira da capital está sendo ampliada com a construção de três novos empreendimentos de alto padrão por grupos internacionais que vão atender as categorias de público A e B. Um dos hotéis será instalado em três galpões na área do Porto Futuro II, outro em um antigo prédio que pertencia à Receita Federal e o terceiro em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém.