As inscrições para a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) seguem até esta sexta (25). Os chamados “treineiros”, que são os estudantes que ainda não estão no último ano do ensino médio e fazem a prova apenas para praticar, podem ter dúvida se têm ou não direito ao benefício da gratuidade da taxa. O valor ainda não foi divulgado pelo governo federal.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que organiza a prova, a concessão da isenção da taxa de inscrição é voltada para os candidatos em “situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de renda com registro no CadÚnico (cadastro único dos programas sociais do governo federal)”.
Com isso, o participante treineiro que se enquadre nesse critério terá o direito ao benefício da isenção da taxa de inscrição no Enem 2025. Os pedidos de isenção da taxa podem ser realizados na Página do Participante, no site oficial do exame. O resultado da concessão do benefício sairá no dia 12 de maio.
De acordo com o Inep, a publicação do edital com as regras e com o valor da taxa de inscrição deste ano será publicada em breve. Em 2024, a taxa cobrada foi no valor de R$ 85.
*Texto de Lucas Leite