VENDAS

Veja estratégias para conquistar os clientes em datas comemorativas

É essencial pensar em ações de vendas diretamente ligadas a essas datas comemorativas, já que a garantia de mais clientes e comercializações vai depender da ação do empreendedor

Atenção do comércio está voltada para o Carnaval Foto: Irene Almeida
Atenção do comércio está voltada para o Carnaval Foto: Irene Almeida

As datas comemorativas são oportunidades para aumentar o faturamento dos negócios. São mais de sete datas ao longo do ano que representam o aquecimento das vendas para o comércio. Mas para um bom retorno financeiro, é preciso, antes de tudo, estabelecer estratégias para conquistar o cliente, que já está à procura de produtos com qualidade em um mercado competitivo.

De acordo com o coordenador de negócios da Agência Metropolitana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), Alexandre Alves, o empresário sempre precisa pensar nas datas comemorativas como uma forma de aumentar as vendas da empresa.

Isso porque durante os períodos festivos, o empreendedor não precisa de tanto esforço para realizar as suas vendas, já que os clientes estão à procura dos produtos ou quer presentear alguém. Por isso, essas datas podem ser oportunidades para aumentar o rendimento ou até dar vazão a produtos parados no estoque.

“Pensando nos trabalhos que o Sebrae realiza, nós temos capacitações para ajudar o empreendedor, desde o atendimento até a divulgação, seja on-line ou por meio físico, orientações para se tornar mais conhecido e atrativo. Às vezes, é preciso pensar em mudar a forma de divulgação. Hoje, muitas empresas não têm uma rede social empresarial, é mais uma relação pessoal. É também preciso pensar em como impulsionar a venda, impulsionar o mercado. São capacitações que o Sebrae oferece, uma oportunidade de aplicar na empresa através dessas orientações”, afirma Alexandre.

É essencial pensar em ações de venda ou promoções diretamente ligadas a data comemorativa, já que a garantia de mais clientes e vendas vai depender da ação do empreendedor sobre o seu próprio negócio. Sendo assim, segundo o coordenador do Sebrae-PA, o empresário precisa agir para que isso seja uma garantia de faturamento para a empresa, sem esperar que os clientes cheguem organicamente.

“O empreendedor, no geral, se for loja de roupas que vai vender em data comemorativa, em Carnaval, Dia das Mães ou Pais, tem que atentar que aquela mercadoria está sendo direcionada para aquilo e tentar fazer que o produto case com a data comemorativa. Por exemplo: ‘comprando isso, você tem desconto para mais um presente no Dia dos Namorados’. É pensar em estratégia de atração, pensar em como o cliente pensa e não em como eu quero vender. A mesma ação que faz para uma loja de roupas, eu posso fazer uma loja de decoração para festa. Em uma loja de armarinhos, vai vender mais itens em vermelho ou com detalhes de coração”, recomenda o coordenador do Sebrae.

DEMANDA

O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta o setor do comércio durante o ano, segundo os lojistas. Para se preparar para esta e outras celebrações, os empreendimentos abastecem os estoques com antecedência para atender a alta demanda, além de promoverem descontos em produtos do estoque. Isso tudo para chamar ainda mais a atenção dos clientes e as vendas do comércio varejista.

Em uma loja de roupas, as vendas em datas comemorativas, como Dias das Mães, dos Pais, Círio e o Natal, sempre alavancam o movimento em relação aos outros meses do ano. Por isso, é comum que o estabelecimento receba mercadorias extras e seja organizado para a data algumas semanas antes para chamar a atenção dos clientes.

No mês de dezembro, por exemplo, quando há o melhor movimento do ano, roupas na cor vermelha e vestidos de guipir foram as apostas para um bom faturamento para o Natal.

“São três datas que mais movimentam pra gente: Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais, além do Círio, que tem um movimento bom aqui na loja. Próximo de datas comemorativas, a gente organiza a loja e atualiza alguns valores, coloca algumas peças mais antigas em promoção. Para essas datas, a gente começa fazendo pedidos antecipados para o povo já ir conhecendo o que tem na loja e se preparando para comprar no dia. Geralmente, as vendas saem em cima da data”, afirma o vendedor Nélio Carreira, de 26 anos.

Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal são as datas de maior venda em uma loja de calçados. Nessas épocas do ano, a mercadoria chega com antecedência para que os lojistas as organizem conforme a prioridade do mês. As papetes, sandálias “nuvem” e rasteirinhas são sempre as melhores apostas para chamar a atenção dos clientes, que podem se deparar com descontos de até 50%.

“Quando a mercadoria chega, nós colocamos lá para frente e fazemos um rodízio na loja. Vamos modificando para ver se chama a atenção do cliente. E durante a data comemorativa, a gente adere a 50% de desconto que é para chamar o cliente para dentro da loja. Em dezembro mesmo nós colocamos esse desconto para movimentar durante o mês todo e não só perto do Natal”, disse a gerente Raquel Cabral, de 35 anos.