ECONOMIA

Veja como usar o 13º salário de forma consciente; Estado inicia pagamento na quinta (3)

A antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário para os servidores públicos estaduais no Pará é uma oportunidade para organizar as finanças

A primeira orientação é fazer uma avaliação do cenário de dívida, diz o supervisor técnico do Dieese-PA FOTO: Freepik/Divulgação
A primeira orientação é fazer uma avaliação do cenário de dívida, diz o supervisor técnico do Dieese-PA FOTO: Freepik/Divulgação

O pagamento da primeira parcela do 13º salário para os servidores públicos estaduais, será efetuado nos próximos dias 03 e 04 de outubro. A antecipação foi anunciada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, e pela vice-governadora Hana Ghassan, na última quinta-feira (26), por meio das redes sociais.

Considerando que a medida estimula o consumo e contribui para a injeção de mais de R$640 milhões na economia, no mês do Círio de Nazaré, o dinheiro extra também pode ser usado para quitar dívidas antigas, antecipar o pagamento das parcelas de financiamento e organizar as finanças.

O supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), Everson Costa, pontuou algumas dicas para quem pretende fazer bom uso do décimo terceiro salário este ano. A primeira delas é fazer uma avaliação do cenário de dívidas.

“Então, é um recurso extra que pode ajudar a desafogar as finanças. O correto é fazer essa leitura da situação financeira, certificar-se à quem deve a ordem de prioridade dos pagamentos e analisar as possibilidades de negociação de dívidas, caso a pessoa esteja negativada. É fazer o mapeamento dos compromissos que me cercam hoje, do que deve e precisa resolver”, afirma.

O segundo passo, ainda de acordo com Everson Costa, é justamente verificar o que deve ser priorizado. O supervisor técnico analisa que, geralmente, a primeira parcela do décimo terceiro salário é destinada ao pagamento de dívidas. “Antecipar a parcela de um financiamento, fazer uma viagem, qual a prioridade? É possível atender isso? É preciso pensar em condições para se organizar, o pagamento de dívidas abre caminho para uma nova tomada de crédito, futuramente, com responsabilidade”, acrescenta.

A segunda parcela da gratificação anual para os trabalhadores, analisa o supervisor técnico, é reservada para o consumo com a chegada das festas de fim de ano. Com isso, é crucial decidir comprar com racionalidade e isso pode ser feito pesquisando antecipadamente os valores dos produtos desejados e também analisando se é mais vantajoso o pagamento à vista. “Não é fácil, o apelo para o consumo é muito forte nesta época do ano, mas é preciso fazer um planejamento sobre o consumo”, destaca.

Assim como o planejamento, poupar esse dinheiro extra é outra opção para um futuro alívio no orçamento. De acordo com Everson Costa, é necessário adotar o hábito da ‘previsibilidade’, ou seja, poupando agora é possível se livrar de um novo empréstimo futuramente.

“As pessoas realizam os pagamentos fixos e deixam pouca coisa para gastos inesperados como medicamentos para uma possível doença ou acidente, reparo do carro. Falta educação para o consumo, o brasileiro tem desconhecimento em relação a isso, em como administrar as finanças”, pondera.

Por fim, ele completou reforçando que a injeção do décimo terceiro salário na economia é um dos mais aguardados movimentos econômicos para os setores de Serviços e Comércio. “Pode ser um bom começo para se organizar ajudando a economia a melhorar em todas as escalas, pois quando o emprego cresce, também crescem o consumo e a renda”.

SERVIÇO

CONFIRA O CRONOGRAMA DE PAGAMENTO DA PRIMEIRA PARCELA DO 13° SALÁRIO DOS SERVIDORES ESTADUAIS

-Dia 03 (quinta-feira) – Inativos militares e pensionistas civis; militares e inativos civis e pensões especiais/Seplad.

-Dia 04 (sexta-feira) – Auditoria-Geral, Casa Civil, Casa Militar, Defensoria Pública, Gabinete da Vice-Governadoria, PGE, Sedap, Seaf, Sectet, Seplad, Sefa, Semas, Secult, Seel, Sedeme, Sejudh, Seop, Sespa, Seaster, Seinfra, Secom, Setur, Semu, Seirdh, Sepi, Secir, NGTM, NGPM, NEPMV, NGPR, Seac, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Seap, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Hospital Ophir Loyola, Fundação Hemopa, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Adepará, Agetran, Arcon, Ceasa, Codec, Cohab, PCE/PA, Detran, EGPA, Emater, FCG, FCP, Fasepa, Funtelpa, Fapespa, Imetropara, Iasep, IGEPPS, IOE, Iterpa, Jucepa, Prodepa, Uepa, Ideflor-Bio, CPH, Fundação ParaPaz e Seduc (capital e interior).

Fonte: Agência Pará