Wesley Costa
Os golpes e fraudes contra os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), são mais comuns de acontecer do que se pode imaginar, devido a condição vulnerável desse público. São várias as formas que os golpistas encontram para fazer suas vítimas e os tipos vão desde chamadas telefônicas fraudulentas até esquemas bem mais elaborados. Por isso, especialistas reforçam que é importante estar ciente desses golpes para evitar cair nas armadilhas.
Um dos golpes mais comuns é o chamado “golpe da revisão do benefício”. Nessa ação, os fraudadores se passam por advogados ou até mesmo, representantes do INSS que prometem revisar o valor do benefício, alegando que o segurado tem direito a receber um salário maior. Eles pedem uma taxa adiantada para iniciar o processo, mas na realidade não fazem nada além de roubar o dinheiro da vítima.
A advogada especialista em previdência e trabalhista, Gabriela Rodrigues, explica outras formas que os criminosos costumam agir com as vítimas. “As abordagens podem acontecer por meio do contato telefônico, envio de mensagem pelo SMS, WhatsApp, por e-mail e até mesmo por carta. Os criminosos solicitam confirmação dos dados pessoais, do benefício e da conta bancária, envio de documentos e fotos das vítimas, informando que sem o envio o benefício ou o pagamento poderá ser bloqueado”.
Golpes do benefício bloqueado, valores atrasados para receber, links em mensagens falsas, golpes da realização da prova de vida, de ligação para agendar nova perícia ou informar exigência a serem cumpridas, são alguns exemplos de contatos feitos pelos golpistas para tentar obter os dados pessoais das vítimas, destacou Gabriela Rodrigues.
Sabendo dessas ações, o INSS também toma algumas medidas que ajudam os beneficiários a se protegerem. “Vale ressaltar que o INSS nunca entrará em contato com você para pedir dados pessoais. Então, caso alguém solicite seu nome completo, CPF, RG ou dados bancários ou do benefício não forneça nenhuma informação. Afinal, eles já têm esses dados no seu cadastro”, pontuou.
A especialista explica ainda que, em alguns casos, o próprio INSS pode fazer contato, mas será sempre pelas plataformas oficiais do órgão. “Caso o INSS precise de alguma informação ou documento, o atendente irá pedir para que seja feito por meio do sistema Meu INSS, canal digital oficial para envio de documentos, seja pelo site: gov.br/meuinss ou no aplicativo para celular. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135”, frisou a advogada.
Caso a vítima suspeite que caiu no golpe, será necessário registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar aos órgãos envolvidos como, por exemplo, o INSS e o banco em que recebe o benefício. Se for o caso, trocar de senhas. “Para que não ocorra esse tipo de golpe é sempre importante o segurado baixar o aplicativo do Meu INSS no seu celular ou como outra alternativa ligar para a Central Telefônica 135 do INSS. Assim, o segurado vai conseguir fazer consultas mais rápidas e seguras”.
COMO SE PROTEGER
1 – Desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras, especialmente quando envolvem empréstimos ou revisões de benefícios
2 – Nunca forneça dados pessoais, senhas ou números de conta bancária por telefone
3 – Mantenha-se informado sobre os tipos de golpes que estão circulando e as técnicas utilizadas pelos fraudadores
4 – Fique atento a comunicados oficiais do INSS e de órgãos de defesa do consumidor para se manter atualizado
5 – Lembre-se que o INSS nunca solicita informações pessoais ou financeiras por telefone. Caso suspeite de alguma atividade, entre em contato com a Ouvidoria da Previdência Social pelo número 135 para relatar o ocorrido e obter orientações