No último dia 27 de novembro, os clientes do Bradesco sofreram problemas em suas contas, onde teriam sido realizados descontos sem a autorização do cliente, deixando alguns com saldo zero na instituição.
Cerca de 10h40 da manhã, o Downdetector, responsável por rastrear falhas em serviços digitais, registrou um aumento significativo de 207 reclamações direcionadas ao Bradesco. Entre essas queixas, 91% estavam ligadas a questões referentes ao saldo das contas bancárias.
O que fazer nesse tipo de situação?
De acordo com a advogada e consultora jurídica, Dra. Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados, é preciso entrar em contato com a instituição e caso o saldo não retorne é importante buscar ajuda jurídica.
“Na ocorrência desse tipo de situação é importante contatar a instituição e buscar esclarecimentos sobre o que ocorreu, caso a situação não seja resolvida de forma satisfatória, deve-se buscar ajuda jurídica de um advogado para buscar alternativas para reverter a situação”.
O que é preciso para pedir a restituição do saldo no Bradesco?
“Nesse tipo de situação, dentro do direito do consumidor, normalmente tem-se como base que o ônus da prova cabe ao autor, ou seja, quem entra com o processo”.
“Mas há também no direito do consumidor um processo chamado inversão do ônus da prova, onde, quando há muita dificuldade para que o autor prove a alegação, essa responsabilidade é invertida e o banco precisará provar a quantidade de dinheiro”.
Dra. Lorrana Gomes ressalta também a importância de manter comprovantes de saldo e movimentações em suas contas bancárias para conseguir provar mais facilmente as quantias nesse tipo de situação.
“Para acelerar todo esse processo em um mundo onde usa-se cada vez mais os meios eletrônicos de pagamento,como pix, TED, DOC e cartões, é essencial guardar comprovantes, extratos, saldos e etc., que comprovem as quantias e transações realizadas na conta”, destaca Dra. Lorrana Gomes.