FINANÇAS

Saiba como se organizar para pagar IPVA, IPTU e outros impostos

Para evitar sustos, especialista explica as melhores opções para quitar e aliviar o orçamento de janeiro

O pagamento do IPVA no Pará pode ser feito com desconto a partir de 7 de janeiro
O pagamento do IPVA no Pará pode ser feito com desconto a partir de 7 de janeiro Foto: Mauro Ângelo/ Diário do Pará.

Incluir o pagamento de impostos como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no planejamento financeiro de forma consciente pode aliviar o orçamento no mês de janeiro. E uma das formas de fazer isso é se antecipar aos vencimentos para aproveitar bons descontos, segundo o economista Valfredo Farias.

O economista orienta que o mais importante também é não deixar para ‘descobrir’ o valor a ser pago em cima da hora. “Há pessoas que esperam chegar o dia do pagamento para saber quanto é o valor, o ideal é fazer essa pesquisa de forma antecipada para se preparar financeiramente para o pagamento e as condições”, ressalta.

Após saber o valor a ser pago, Valfredo Farias explica que a decisão de pagar à vista ou parcelado depende da situação financeira. Nesse sentido, as duas opções oferecem vantagens. “O pagamento à vista, quando a pessoa tem esse dinheiro disponível, possibilita descontos, nem que seja 5% já está valendo, além de quitar essa dívida sem ter que se preocupar com essa conta lá na frente. Se não tem esse dinheiro, cabe parcela, o importante é não deixar vencer, porque pode gerar multas”, comentou.

O economista ainda ressalta que o ideal é guardar parte das receitas desde o início do ano, visando o pagamento desses impostos. “Mas para fazer isso é preciso ter uma organização financeira muito grande. Então, anotar tudo o que você gasta, suas contas fixas, para saber o que precisa ser pago no próximo mês, já é um bom passo”, disse.