Seu bolso

Saiba como pedir DESCONTO de até 65% na conta de luz!

Equatorial destina desconto na conta de energia. Foto: Divulgação
Equatorial destina desconto na conta de energia. Foto: Divulgação

Alexandre Nascimento

A Equatorial Energia está destinando o desconto na conta de luz, que faz parte do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, para as famílias de baixa renda, que podem chegar a 65%, que integra o programa E+ Comunidade.

A empresa realiza a ação itinerante de serviços até o próximo dia 3 de fevereiro, nos bairros do Parque Verde e Telégrafo, em Belém, onde irá realizar o cadastro de pessoas aptas a receber o benefício, assim como disponibilizar outras ações.

Segundo a Equatorial, exatas 1.048.000 famílias recebem o benefício da Tarifa Social em todo o Pará e, em estudo feito pela companhia, o Estado tem potencial para aumentar o número de beneficiados.

“Em nossa análise percebemos que cerca de 728 mil famílias estão aptas a receberem o benefício, mas elas não sabem que têm e podem ter esse direito”, revelou Alexandro Freitas, gerente de relacionamento da Equatorial.

Por isso, a concessionária de energia realiza de maneira ativa as ações itinerantes, uma vez que é do interesse da empresa que as famílias de baixa renda recebam o benefício da Tarifa Social. “Nessas ações é o momento que fornecemos todas as informações essenciais, como comprovar se a renda é de meio salário por cada pessoa da família, se elas possuem Número de Identificação Social (NIS) e se cumprem outros requisitos que os qualificam para serem inseridos na Tarifa Social”, disse Alexandro Freitas.

Além disso, ainda de acordo com a Equatorial, a ação também atende pessoas que não estão inclusas para receberem o benefício, mas que poderão negociar débitos, trocar lâmpadas convencionais pelas de LED, entre outras coisas. “Será uma ação que beneficiará, de alguma forma, os moradores do Parque Verde e Telégrafo. Assim fazemos em ações realizadas em todas as regiões do Pará”, concluiu Alexandro Freitas.

Serviço:

1 – E+ Comunidade Parque Verde

Local: Associação de Moradores do Jardim Sevilha

Endereço: Av. Augusto Montenegro, 6800

Data: 30/1 a 3/2

Hora: 8h30 às 12h e 14h30 às 17h30.

2 – E+ Comunidade Telégrafo

Local: Associação Comunitária São Francisco de Assis

Endereço: rua Gonçalves Ferreira, 404

Data: 31/1 a 3/2

Hora: 8h30 às 12h.

 

Requisitos para receber o benefício:

Estar inscrito no CadÚnico (possuir Número de Inscrição Social – NIS) com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa;

Ser idoso com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC);

Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até três salários mínimos, por meio de apresentação de laudo médico;

Famílias indígenas e quilombolas, também podem ser atendidas pela tarifa social desde que estejam inscritas no CadÚnico (possuir Número de Inscrição Social – NIS) com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou um dos membros da família possuir Benefício da Prestação Continuada (BPC).

SOBRE O NIS – Para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. Essa informação é dada na Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou por meio de consulta da validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico.

COMO SE CADASTRAR – O cadastro na Tarifa Social pode ser feito por meio da central de atendimento da Equatorial, no 0800 091 0196, por meio do WhatsApp, onde o cliente pode entrar em contato pelo número (91) 3217-8200 e fazer o cadastro de forma rápida e prática, e ainda pelo site www.equatorialenergia.com.br. O cliente deverá informar a conta contrato e seguir as orientações da assistente virtual Clara, informando o número do NIS (Número de Identificação Social), seja do titular da conta, seja de qualquer familiar que more na mesma casa.