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Saiba como funcionam os atendimentos no INSS e quando ir às agências

Maioria precisa de agendamento prévio. No entanto, mais de 100 estão disponíveis no aplicativo ou site Meu INSS
Maioria precisa de agendamento prévio. No entanto, mais de 100 estão disponíveis no aplicativo ou site Meu INSS

Ana Laura Costa

Com o objetivo de aproximar o Instituto Nacional do Seguro Socia (INSS) do cidadão, como pontuado recentemente pelo presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto, destaca os serviços oferecidos e as formas de atendimento realizadas pelo INSS.

Segundo o Instituto, que vive um momento de busca por uma proximidade maior com os trabalhadores brasileiros ou estrangeiros que contribuem com o INSS, eles também podem buscar atendimento virtual no aplicativo Meu INSS – disponível para os sistemas Android e iOS, além da Central 135 e por meio dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT) que facilitam o requerimento de benefícios e serviços previdenciários a distância.

No entanto, para quem prefere o atendimento presencial, “olho no olho”, é importante saber que mais de 1,5 mil Agências da Previdência Social (APS) estão espalhadas por todo país e a maioria dos serviços oferecidos tem a necessidade de agendamento, com dia e horário previamente marcados. A maior parte dos serviços atendidos nas agências se divide em dois grupos: Atendimento Simplificado e Atendimento Específico.

AGENDAMENTO

Tanto o Atendimento Simplificado quanto o Atendimento Específico devem ser agendados pela Central 135 ou na própria agência. Além destes, também há a opção de atendimento espontâneo na agência, que ocorre quando o cidadão procura o espaço físico do INSS sem agendamento prévio, válido apenas para os serviços de emissão de senha gov.br, acesso aos serviços ofertados pelo Autoatendimento Orientado; e nos casos de atendimento por ordem judicial.

Ainda de acordo com o INSS, desde 23 de outubro, os segurados que buscam o benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, podem buscar atendimento presencial nas agências, onde os servidores recebem os documentos médicos de forma simplificada e sem agendamento. Esse procedimento faz parte da nova rotina do Atestmed, onde não há a necessidade de realização de perícia médica presencial, somente análise de documentação. Medida que integra o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social.

 

SERVIÇO

Serviços oferecidos no Atendimento Simplificado:

  • Bloqueios/desbloqueios de benefícios para empréstimos consignados;
  • Bloqueio/ desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato
  • Alteração de local ou forma de pagamento;
  • Orientação e informações básicas sobre benefícios e serviços previdenciários;
  • Protocolo de requerimentos para pessoas sem acesso aos canais remotos;
  • Retificação de Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT);
  • Devolução de documentos;
  • Recurso especial ou incidente (alteração de acórdão);
  • Juntada de documentos em requerimento com status “Em Análise”, que tenha atingido limite de 50 MB dos anexos no Meu INSS;
  • Retirada de histórico de atendimento de chat ou Central
  • Para as pensões vitalícias da síndrome da talidomida e do seringueiro, além da pensão especial das vítimas da tragédia da hemodiálise de Caruaru.

 

Serviços oferecidos no Atendimento Específico (casos de alta complexidade, em que não é possível fazer o requerimento pelos canais remotos)

  • Reativação de BPC após atualização do CADÚnico;
  • Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no CadÚnico;
  • Órgão Mantenedor do Benefício Inválido, o que impossibilita a solicitação dos serviços;
  • Consulta de consignação administrativa aplicada ao benefício;
  • Tarefas concluídas com erros nos sistemas, por exemplo, quando há equívoco na atribuição do NIT utilizado;
  • Solicitar a Contestação de NTEP;
  • Recurso Ordinário (Inicial) e Especial ou Incidente (Alteração de Acórdão), que tenha empresa (CNPJ) como solicitante;