Trayce Melo
O Cliente Oculto (cliente secreto ou cliente misterioso), forma de avaliação criada nos EUA, vem experimentando um momento de crescimento no Brasil. O CEO da plataforma Seu Cliente Oculto, Bruno Vasconcelos, explica que Cliente Oculto é uma metodologia de pesquisa utilizada por empresas para avaliar seus produtos e serviços.
“A empresa interessada em realizar uma avaliação de Cliente Oculto contrata uma plataforma especializada neste tipo de metodologia. Esta plataforma enviará à empresa uma pessoa comum, dos mais diversos ramos de atividade, selecionada, treinada e certificada, para realizar a avaliação que foi solicitada (vai até o estabelecimento, faz uma ligação ou pede um atendimento via chat, por exemplo) com um roteiro de observação. Este atuará como cliente e, em seu roteiro, encontrará as ações que precisa realizar, os itens que precisa avaliar e quais são os critérios de avaliação”, descreve.
Bruno afirma que cada vez mais empresas pagam para saber, e com alto nível de detalhamento de relatórios, o que os consumidores pensam de seus serviços e produtos. “O Cliente Oculto (pessoa que realiza a avaliação) é remunerada com isso e a empresa que contrata o serviço tem uma série de benefícios como aumento da produtividade, ticket médio e melhorias dos processos”.
De acordo com ele, no Pará quase 4 mil pessoas estão cadastradas na plataforma do Seu Cliente Oculto. “O mercado de avaliação anônima movimenta cerca de R$18 milhões por ano. Temos em média 400 mil clientes ocultos em todo o Brasil, abrimos por mês 50 vagas por estado. Só no Pará temos cerca de 4 mil pessoas cadastradas e atuamos em mais de 19 cidades, desde Belém até municípios do interior do Estado como Santarém e Redenção”, afirma.
Ele ainda diz que ser um cliente oculto é uma forma de obter renda extra. “Por ser aplicado em diversos segmentos, o horário de trabalho pode ser flexível, possibilitando que seja conciliado com outras atividades. Os consumidores disfarçados avaliarão o desempenho, a cordialidade, a credibilidade e o conhecimento sobre o produto ou serviço”, explica.
“As avaliações vão desde consultórios médicos até restaurantes, dependendo da disponibilidade de vagas na sua região”. Bruno conta que, em média, um cliente oculto pode ganhar entre R$ 35,00 e R$ 250,00 por avaliação. “Existem duas formas de bonificação: reembolso ou pagamento por serviço. No primeiro caso, o cliente oculto tem um valor para gastar no estabelecimento, que é reembolsado após a avaliação. Já o pagamento é como uma renda extra que ele ganhará depois de apresentar suas conclusões”, exemplificou.
“É importante ressaltar que a renda de um cliente oculto não é fixa e pode variar de acordo com a quantidade de avaliações que ele conseguir realizar”.
Serviço
- Como ser um cliente oculto
Qualquer um pode se tornar um cliente oculto : homens, mulheres, jovens (a partir de 18 anos) e idosos. O requisito é ter um celular com câmera, caso haja a necessidade de fotografar, filmar ou gravar algo. Mas no geral, a característica necessária de um avaliador é a neutralidade. Ele precisa julgar o atendimento, o produto e o espaço de acordo com a experiência que teve, através de um olhar mais externo.
- Inscrição
O processo de cadastramento depende de cada plataforma. No caso da Seu Cliente Oculto, basta inserir algumas informações para encontrar as vagas que melhor se encaixam em seu perfil e horário que o cliente oculto preferir.