Trayce Melo
Os smartphones são as ferramentas tecnológicas mais utilizadas no mundo todo e indispensáveis no dia a dia das pessoas, seja por questões pessoais ou de trabalho. É através dele, que podemos estar conectados com tudo. Porém, nem sempre realizamos os cuidados necessários com o aparelho, o que garantiria uma durabilidade maior.
O coordenador do Laboratório de Informática e Computação da Amazônia (Lica), da UFRA, Allan Costa, afirma que existem alguns hábitos simples, mas que podem contribuir e evitar danos ao seu celular. “Não tem uma duração específica para os smartphones, na verdade tudo depende do manuseio. Existem pessoas que têm o mesmo celular há anos. Estamos vivendo um cenário que celulares antigos acabam perdendo funcionalidade”, disse.
Segundo Allan Costa, cuidar bem do smartphone é fundamental para garantir sua durabilidade e desempenho a longo prazo. O especialista destaca alguns pontos como investir em proteção, manter o software atualizado, limpar adequadamente, são práticas que ajudam a prolongar a vida útil do aparelho.
DICAS ÚTEIS
COMO MANTER SEU APARELHO DE CELULAR POR MAIS TEMPO
Manter o sistema atualizado
Esta dica é importante para corrigir falhas de segurança. Além disso, os fabricantes utilizam as atualizações para arrumar bugs, pequenas falhas de compatibilidade e funcionamento e a segurança geral do aparelho e dos dados do usuário. Uma atualização de sistema operacional e dos aplicativos pode significar acesso a novos recursos e funcionalidades, repaginação do visual, melhora na performance e diminuição da lentidão em certos processos, melhor integração com novos aplicativos e novas tecnologias de apps e até uma otimização da bateria.
Excluir apps não usados
Desinstale aplicativos que não são utilizados. O simples ato de instalar um app em seu smartphone já vai consumir bateria, e mesmo quando esse aplicativo é pouco utilizado, ele consome carga do seu celular sem que você tenha ideia disso.
Carregar a bateria corretamente
O usuário deve fazer uma carga de ciclo completa do aparelho, assim que a bateria estiver nos 5%. Além disso, ao carregar o celular, certifique-se que o cabo e o carregador são genuínos e de boa procedência. De preferência a carregadores oficiais, que acompanham o aparelho. Ao utilizar carregadores e cabos de marcas duvidosas, você coloca em risco a saúde do seu aparelho, podendo danificar ou sobrecarregar a bateria. Podendo chegar a causar uma queima ou explosão na bateria do smartphone.
Evitar temperaturas altas
Não é uma boa ideia expor seu telefone a altas temperaturas, como na praia, perto de fogões, micro-ondas ou dentro do carro no estacionamento. As condições extremas podem prejudicar seu smartphone, afetando o processador, o display, a bateria e outros componentes do aparelho.
Uso de acessórios
Os usuários que são bem distraídos e acabam deixando o aparelho cair, o maior cuidado é apostar em acessórios. Neste caso, escolha uma boa película e uma capinha de alto impacto para proteger o seu aparelho.
Manter a higiene
O celular está com a gente em todos os lugares e pode acumular uma grande quantidade de germes. Por isso, é importante higienizá-lo frequentemente, principalmente dentro dos conectores, onde acumula sujeiras e resíduos e reduz o risco do próprio usuário contrair doenças.
Evite atrito com objetos pontiagudos
Na hora de guardar o seu smartphone, evite guardá-lo junto com as chaves. Se possível coloque em outro bolso para evitar o atrito. Ao colocar no bolso, tenha cautela na hora de sentar e acabar quebrando a tela e ter um sinistro irreparável no aparelho.
Não dormir com o celular carregando do lado
Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos de incidentes.
Não usar película de vidro trincada
Quando danificada, a película de vidro não oferece mais nenhuma proteção, podendo estragar a tela do aparelho e também interferir no funcionamento do touch. Além disso, há grandes chances de você se machucar durante o manuseio. Existem vários casos de encontrarem em pessoas fragmentos de vidro dentro dos olhos e no intestino, por conta de incidentes com a película quebrada. Esses fragmentos de vidro são muito prejudiciais à saúde.
Evitar contato com água
A pressão da água da piscina ou o sal da água do mar podem causar danos ao smartphone. Por isso, é bom evitar contato com a água, mesmo se o aparelho oferecer algum nível de resistência. Em casos de exposição, seque o celular imediatamente.
Quando procurar uma assistência técnica especializada?
Quando o celular começar a apresentar aqueles probleminhas de uso, como demora nos carregamentos, constantes travamentos ou desligar sozinho procure uma assistência técnica especializada. Nela, você conta com uma mão de obra de confiança e peças cujo uso foi homologado pelos fabricantes. Mas caso o seu telefone esteja no prazo de garantia e apresentar defeitos de fábrica, o consumidor deverá procurar as autorizadas.