Seu bolso

Receita pagará R$ 800 milhões em restituição do IR; veja se você está no lote

  Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Receita Federal irá pagar cerca de R$ 800 milhões para, aproximadamente, 470 mil contribuintes que caíram na malha fina e acertaram as contas com o Fisco. Este é o lote residual da restituição do IR (Imposto de Renda Pessoa Física) de outubro. O pagamento será realizado no dia 31 de outubro.

Inclusive, a consulta já está disponível desde a semana passada. Para isso, basta entrar no site da Receita Federal e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Além disso, também é possível fazer a consulta no app da Receita Federal (disponível para Android e iOS).

Do total de contribuintes agraciados, cerca de 6,4 mil são de contribuintes com mais de 80 anos, 54,3 mil para quem tem 60 e 79 anos, 5,5 mil para quem têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 23 mil para quem têm o magistério como principal fonte de renda.

Se o contribuinte não estiver na lista, ele deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se tiver alguma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal Banco do Brasil ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Agora, se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição após um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: Com informações da Agência Brasil