Seu bolso

Receita paga 8,5 bilhões de reais em restituição; veja se está no lote

Receita paga 8,5 bilhões de reais em restituição; veja se está no lote
A Receita Federal pagará R$ 8,5 bilhões em restituições do Imposto de Renda 2023 a 5.755.667 contribuintes no dia 28 de junho. Os beneficiários incluem 140.360 idosos acima de 80 anos, 1.024.071 entre 60 e 79 anos, 66.287 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, 459.444 cuja maior fonte de renda é o magistério, e 3.812.767 que optaram pela Declaração Pré-preenchida ou receber via PIX. Também serão pagas restituições residuais de exercícios anteriores, incluindo 252.738 contribuintes devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul.

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida “Consultar a Restituição”. Caso haja pendências, é possível retificar a declaração para corrigir informações equivocadas.

Os contribuintes também podem usar o aplicativo da Receita Federal em tablets e smartphones para consultar informações sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.

Quanto aos contribuintes que caíram na malha fina, é recomendado verificar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física no portal e-CAC da Receita Federal, utilizando código de acesso gerado no site ou certificado digital. Para ajustes, é possível fazer uma declaração retificadora antes de ser convocado pelo Fisco.

Para quem recebe a restituição, especialistas recomendam priorizar o pagamento de dívidas com juros altos, renegociando se possível, ou investir de forma consciente, alinhado aos objetivos financeiros de curto, médio e longo prazos.