Seu bolso

Receita abre consulta ao lote residual de restituição do IR; saiba se vai receber

Para quem ficou fora do primeiro lote de restituição e anseia por receber o dinheiro de volta o quanto antes, bancos oferecem linhas de crédito para antecipar o pagamento, mas nem sempre vale a pena.
 
Foto: Celso Rodrigues
Para quem ficou fora do primeiro lote de restituição e anseia por receber o dinheiro de volta o quanto antes, bancos oferecem linhas de crédito para antecipar o pagamento, mas nem sempre vale a pena. Foto: Celso Rodrigues

No próximo dia 30 de abril, mais de 353 mil contribuintes serão beneficiados com o pagamento de restituição do Imposto de Renda, totalizando um montante de R$ 457.737.780,06. Desse valor, a maior parte, R$ 381.694.119,54, destina-se a contribuintes com prioridades especiais.

Os beneficiários prioritários incluem 5.469 idosos acima de 80 anos, 38.119 pessoas entre 60 e 79 anos, 4.816 indivíduos com deficiência física ou mental ou doença grave, além de 12.220 professores, e 222.250 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas foram beneficiados por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado pela restituição via PIX. Outros 70.474 contribuintes não prioritários também receberão a restituição.

Para verificar se a restituição está disponível, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, é possível retificá-la para corrigir informações equivocadas.

A partir das 10 horas desta terça-feira (23), o lote residual de restituição do IRPF do mês de abril de 2024 estará disponível para consulta.

O pagamento da restituição será realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda ou por meio de chave PIX. Em caso de falha no crédito, os valores ficarão disponíveis por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser reagendados pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.

Aqueles que não resgatarem o valor da restituição em um ano poderão requerê-lo pelo Portal e-CAC da Receita Federal, disponível no site da Receita Federal.

(Com informações da Receita Federal)