Even Oliveira
O Dia dos Namorados, celebrado anualmente no dia 12 de junho no Brasil, é especialmente dedicado ao amor e ao romance. À medida que a data se aproxima, o mercado se prepara para receber um aumento nas vendas, impulsionado por promoções e expectativas altas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 96 milhões de consumidores devem ir às compras nesta data, movimentando cerca de R$ 22,81 bilhões no varejo e serviços.
Entre os itens que podem ser presenteáveis, destacam-se chocolates, joias e roupas. Além disso, experiências personalizadas, como jantares à luz de velas e viagens a destinos românticos, também ganham popularidade, refletindo o desejo de criar memórias inesquecíveis ao lado de quem se ama.
No Centro Comercial de Belém, poucas lojas entraram no clima e decoraram suas vitrines. Na rua Treze de Maio, a dona de uma loja de joias e semijoias, Andreia Garcia, de 41 anos, compartilhou que embora o fluxo de vendas ainda não esteja sendo como o esperado, a loja tem sido preparada para receber os casais que optam por presentear e passar o famoso cartão de compras. A campanha deste ano carrega o tema Coração.
“O Dia dos Namorados bomba mesmo na semana do evento. Esperamos por aqueles que deixam para comprar na véspera ou no dia; essa data tem essa característica. Atendemos tanto atacado quanto varejo, e os clientes de varejo geralmente deixam para comprar na última hora”, explicou. Segundo ela, os clientes de varejo, que compram apenas a unidade, são os que mais pagam via PIX; outra forma de pagamento muito comum é a compra no cartão de crédito.
Andreia destacou que o produto mais procurado são cordões, tanto para homens quanto mulheres e que, apesar das vendas não estarem tão positivas como foram no ano passado, as expectativas são de melhora nos próximos dias. “Esperamos que as vendas sejam boas, estamos buscando clientes, cativando para a compra”, ponderou.
SORTEIO
Alguns consumidores também estão atentos às ofertas e possibilidades. Clycia Beatriz, 20, que estava passeando pelas ruas do comércio, diz que não pretende comprar um presente comum para o namorado Wictor, que namora há quatro anos. Para ela, um momento diferenciado será o ideal. “O que eu pretendo comprar, na verdade, são alguns corações para decorar um espaço e taças. Quero mesmo fazer uma surpresa, enfeitar o quarto e preparar uma lembrança”, conta.
Ainda no comércio, Rafael Silva, 25, vendedor em uma loja de roupas situada na travessa Padre Eutíquio com a rua Conselheiro João Alfredo, relatou um aumento no movimento desde o início do mês. A loja está oferecendo o sorteio de um ensaio fotográfico para todos os clientes que realizarem compras acima de R$ 50 no Mês dos Namorados. “Já antecipamos nossa coleção de Dia dos Namorados para atender a demanda. Temos uma promoção de camisas masculinas que está atraindo muitos clientes. Tanto os rapazes quanto as mulheres compram presentes para seus parceiros, com um aumento nas compras feitas via PIX e cartão de crédito”, afirmou.
KITS
Já em um shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, vitrines ganham decorações de corações e placas que remetem ao romantismo. Em uma loja de bombons de chocolate, a vendedora Sarah Cantão, 23, expõe que a maior procura por presentes de Dia dos Namorados acontece em cima da hora. “Preparamos nossos kits na semana anterior para estarmos prontos para aqueles que se antecipam. No entanto, vendemos muitas cestas, mas ainda não são compras relacionadas aos namorados”, disse Sarah.
INTIMISTA
O casal Eva Bianca Farias, 20, vendedora no ramo de energia solar, e João Paulo, 22, estudante de odontologia, que celebram seu primeiro Dia dos Namorados juntos após seis meses de namoro, também devem optar por aproveitar o momento de forma mais intimista. “A data significa muito porque celebra o amor sublime de um casal. Pensamos em passar o dia em um lugar especial, talvez uma praia ou um restaurante”, comentou Eva. “É uma data muito especial para nós, a primeira de muitas, para marcar queremos comemorar fazendo algo diferente”, completou João.