A maioria do pescado comercializado nos mercados municipais de Belém está mais barato pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) e Secretaria Municipal de Economia (Secon).
Segundo o levantamento, no comparativo de junho em relação a maio deste ano, as espécies de pescado do tipo arraia; pirapema; xaréu; piramutaba; pescada gó; curitiba; sarda; mapará; pescada branca, entre outros, foram as que mais apresentaram queda nos preços. Ainda no mês de junho, outras poucas apresentaram aumento com destaque para curimatã, com alta de 8,5%; serra, com 4,6% de reajuste e o tucunaré com 1,7%.
No período de janeiro a junho de 2024, a pesquisa também apresenta alguns recuos na maioria das espécies pesquisadas. As maiores quedas ocorreram nos preços da arraia, com recuo de 26,7%; seguida da piramutaba, com recuo de 25,7; pescada gó; com 17%; dourada, com redução de 15,5%; mapará, de 15,4%, entre outros.
No entanto, alguns continuam com o preço elevado como o aracu, com alta de 46,4% camorim (26,3%); curimatá (15%); pescada amarela (8,5%); pirapema (7,8%); serra (6,4%); tainha (4,2%) e a sarda com alta de 4%. Os aumentos superam a inflação calculada em 2,68% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para o 1º semestre deste ano.