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'Pela metade do dobro': veja como evitar golpes na Black Friday

Empresa brasileira de pesquisa de mercado paga até R$250 por avaliação, e pode ser alternativa quando a grana estiver curta

Foto: Divulgação
Empresa brasileira de pesquisa de mercado paga até R$250 por avaliação, e pode ser alternativa quando a grana estiver curta Foto: Divulgação

HAVOLENE VALINHOS
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A oferta de produtos e serviços que prometem descontos inacreditáveis é maciça nesta sexta-feira (25) de Black Friday e, por vezes, se estende até o final de novembro. Contudo, o consumidor deve ficar atento para não cair em golpes e, em vez de economizar, perder dinheiro.

Para Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky -empresa de cibersegurança e privacidade digital- o consumidor deve ficar atento às mensagens que chegam por meio das redes sociais, SMS e email.

Mensagens com falsas ofertas são chamadas de phishing, pois utilizam temas populares como “isca” para induzir usuários a informar dados pessoais, que serão usados em fraudes financeiras, compras online fraudulentas, entre outros delitos. Segundo levantamento da Kaspersky, o Brasil é o quinto país mais atacado por phishing no mundo.

“Há dois principais tipos de golpe: o site falso que tem o nome parecido com o de grandes varejistas. O fraudador edita o endereço e coloca o preço bem abaixo do normal. E outro muito utilizado são as lojas criadas com qualquer nome.”

Geralmente os meios de pagamento são via Pix ou cartão de crédito. “No primeiro caso, o valor enviado é pulverizado rapidamente para contas de laranjas, o que inviabiliza o estorno e, no segundo, clonam o cartão da vítima.”

Segundo Assolini, o consumidor deve pesquisar se o domínio e o CNPJ daquele site são verdadeiros antes de efetuar o pagamento, além de consultar sites suspeitos que estão listas do Procon e do Reclame Aqui. “Pode dar um pouco de trabalho, mas a busca realizada pelo próprio cliente é importante porque muitas vezes o golpe é novo e não houve tempo para que fosse registrada reclamação em órgãos de defesa do consumidor.”

LISTA DE SITES QUE DEVEM SER EVITADOS
O Procon-SP divulgou lista de 41 sites que devem ser evitados: eles foram alvos de reclamações de consumidores, foram notificados pelo órgão, mas não responderam ou não foram encontrados. Confira a lista aqui.

DICAS PARA FUGIR DAS ARMADILHAS

  • Verifique o endereço (URL) antes de clicar no link-às vezes ele pode ser diferente daquele que está visível. A URL está correta?
  • Há erros de ortografia ou bugs de design? Em caso afirmativo, acesse a página da oferta da loja digitando diretamente o endereço correto
  • Faça compras nas lojas oficiais. Caso haja dúvida sobre a reputação do estabelecimento, faça uma busca nos serviços de reclamação e verifique os comentários antes de tomar qualquer decisão
  • Instale um antivírus que notificará se você estiver tentando visitar uma página suspeita
    Use senhas únicas para cada site ou serviço. Caso você use apenas uma senha, se ela for roubada, todos os serviços estarão comprometidos
  • Compare preços e desconfie de ofertas muito abaixo do mercado
  • Evite compras por impulso, analise os detalhes. Os criminosos querem que a compra seja finalizada rapidamente
  • Crie cartões virtuais para compras online diferentes: no aplicativo do seu banco, você provavelmente consegue criar cartões para serem utilizados uma única vez. Dessa forma, em caso de problemas, é fácil cancelar com seu smartphone e evitar a clonagem de seu cartão físico