A Caixa Econômica Federal inicia nesta segunda-feira (25) o pagamento de mais uma parcela do Incentivo Frequência do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. Cerca de 3,4 milhões de estudantes serão contemplados nesta etapa.
As parcelas serão depositadas em conta Poupança CAIXA Tem, aberta automaticamente pela instituição em nome dos estudantes. O valor poderá ser movimentado preferencialmente pelo aplicativo CAIXA Tem.
Além disso, neste mês de agosto, será liberado o Incentivo Conclusão para estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que foram aprovados no primeiro semestre de 2025. O valor será disponibilizado após confirmação da conclusão do Ensino Médio pelo MEC.
Como usar os recursos
O estudante pode movimentar o valor via app CAIXA Tem, ou sacar em terminais de autoatendimento, com uso de biometria. Também é possível solicitar o Cartão Pé-de-Meia, gratuitamente, pelo app.
Consulta e informações
O status de pagamento, frequência escolar e outras regras podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante (MEC), e também no app CAIXA Tem ou Benefícios Sociais.
Sobre o programa
O Pé-de-Meia foi instituído pela Lei 14.818/2024 e garante incentivos mensais a estudantes do Ensino Médio Regular e do EJA que atendam aos critérios de elegibilidade, como frequência mínima e aprovação escolar. Além das parcelas mensais, o programa prevê:
- Bônus anual de R$ 1.000 para quem for aprovado ao fim do ano;
- Incentivo extra de R$ 200 pela participação no ENEM, no 3º ano.
A CAIXA atua como operadora do fundo e responsável pela abertura das contas e liberação dos recursos, com base nas indicações do Ministério da Educação.