LEVANTAMENTO

Paraenses pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal, diz pesquisa

Planejando compras de Natal? Conheça os hábitos de consumo e expectativas revelados por pesquisa sobre presentes e gastos para a data.

Paraenses pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal, diz pesquisa Paraenses pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal, diz pesquisa Paraenses pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal, diz pesquisa Paraenses pretendem gastar até R$ 300 em presentes de Natal, diz pesquisa
Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano, e 23% de R$ 50 a R$ 100.
Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano, e 23% de R$ 50 a R$ 100. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Com a chegada do Natal, as intenções de compra e os planos para as festas começam a ganhar forma. Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads, traz insights reveladores sobre os hábitos e expectativas para a data. Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano, e 23% de R$ 50 a R$ 100. Além disso, 37% pretendem presentear até duas pessoas, com filhos (27%) e pais ou mães (26%) liderando a lista de presenteados.

A pesquisa, que contou com mais de 70 mil respostas de um público majoritariamente jovem (47% até 24 anos), também revelou mudanças no comportamento de compra. As lojas físicas continuem sendo a preferência para 50% dos respondentes, as buscas por presentes em lojas online são uma opção para 33% das pessoas. Entre os itens mais procurados, roupas e calçados ainda lideram (25%), com destaque também para brinquedos (18%).

Outro dado relevante é o crescimento no uso de pagamentos digitais. O Pix foi apontado como a principal forma de pagamento por 36% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em dinheiro (29%). Esse dado reflete a consolidação do Pix como solução confiável e prática.

Além das intenções de consumo, o levantamento explorou como os brasileiros planejam celebrar o Natal. A maioria (36%) afirmou que pretende passar a data com familiares e amigos próximos, enquanto 35% optarão por comemorações em casa, com quem já mora no mesmo lar.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, e os participantes receberam bônus de dados como recompensa pela participação.

Sobre o TIM Ads

O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.

Clayton Matos

Diretor de Redação

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.

Clayton Matos é jornalista formado na Universidade Federal do Pará no curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Trabalha no DIÁRIO DO PARÁ desde 2000, iniciando como estagiário no caderno Bola, passando por outras editorias. Hoje é repórter, colunista de esportes, editor e diretor de redação.