Com a chegada do Natal, as intenções de compra e os planos para as festas começam a ganhar forma. Uma pesquisa realizada pela plataforma TIM Ads, traz insights reveladores sobre os hábitos e expectativas para a data. Segundo o levantamento, 26% dos entrevistados planejam gastar até R$300 em presentes este ano, e 23% de R$ 50 a R$ 100. Além disso, 37% pretendem presentear até duas pessoas, com filhos (27%) e pais ou mães (26%) liderando a lista de presenteados.
A pesquisa, que contou com mais de 70 mil respostas de um público majoritariamente jovem (47% até 24 anos), também revelou mudanças no comportamento de compra. As lojas físicas continuem sendo a preferência para 50% dos respondentes, as buscas por presentes em lojas online são uma opção para 33% das pessoas. Entre os itens mais procurados, roupas e calçados ainda lideram (25%), com destaque também para brinquedos (18%).
Outro dado relevante é o crescimento no uso de pagamentos digitais. O Pix foi apontado como a principal forma de pagamento por 36% dos entrevistados, seguido pelo pagamento em dinheiro (29%). Esse dado reflete a consolidação do Pix como solução confiável e prática.
Além das intenções de consumo, o levantamento explorou como os brasileiros planejam celebrar o Natal. A maioria (36%) afirmou que pretende passar a data com familiares e amigos próximos, enquanto 35% optarão por comemorações em casa, com quem já mora no mesmo lar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro, e os participantes receberam bônus de dados como recompensa pela participação.
Sobre o TIM Ads
O TIM Ads é uma plataforma para levantamentos rápidos a partir da base de clientes da TIM, que os recompensa com bônus de dados e recarga. Trata-se de uma ferramenta de negócios online, com resultados aferidos em pouco tempo, que pode ser usada por clientes corporativos e organizações sociais para estudo de públicos-alvo, inclusive de maneira georreferenciada, a fim de se pesquisar comportamentos, necessidades, desejos e validade de soluções para a sociedade e o mercado.