O ano chegou à metade, e os paraenses já pagaram R$ 24,2 bilhões de impostos de janeiro até 9 de julho de 2023. As cifras foram reveladas pelo impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que marca em tempo real o volume de tributos recolhidos por União, estados e municípios. A arrecadação de impostos no Pará representa 1,44% do que foi arrecadado em todo o País. Já Belém tem uma arrecadação de R$ 545 milhões neste período.
O painel contabiliza tudo o que é pago em impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e a correção monetária, para os cofres federal, estaduais e municipais. E fica instalado na sede da ACSP, no centro histórico de São Paulo.
A ferramenta é uma forma de chamar a atenção para o peso da alta carga tributária brasileira sobre os negócios. E, para tentar reduzir o impacto negativo na economia, o governo federal encaminhou ao Congresso uma reforma tributária que está sendo votada em Brasília. Ela já foi aprovada em primeiro e segundo turnos na Câmara dos Deputados e ainda irá ao Senado, antes da sanção presidencial.