O Dia das Crianças costuma ser sinônimo de presentes, mas também pode servir como oportunidade para refletir sobre consumo consciente e educação financeira. De acordo com uma pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, os pais estão mais atentos à importância de ensinar os filhos a lidar com o dinheiro: 53% afirmam ter iniciado essa conversa antes dos 8 anos de idade.
O levantamento mostra ainda que 41% acreditam que a educação financeira deve começar nos primeiros anos do ensino fundamental, o que reforça a necessidade de introduzir o tema desde cedo no cotidiano das crianças.
Dinheiro digital já é realidade infantil
A pesquisa também aponta que 28% das crianças recebem mesada via Pix, conta digital ou cartão, enquanto 73% tiveram acesso ao primeiro cartão ou conta antes dos 15 anos. Além disso, 39% já utilizam o Pix como forma de pagamento e 22% possuem cartão de débito vinculado à conta dos pais.
“Mais conscientes sobre o impacto da autonomia digital, os pais estão atentos a como os filhos lidam com o dinheiro”, explica Karla Pontes, especialista em educação financeira da Serasa. Segundo ela, o desafio está em equilibrar liberdade e limites, especialmente em um cenário onde pagamentos digitais e redes sociais fazem parte da rotina das novas gerações.
Mesada educativa
Karla destaca a mesada educativa como ferramenta importante para o aprendizado financeiro. A ideia é definir um valor fixo e regras claras para que a criança aprenda a se planejar, compreenda a importância de poupar e priorizar gastos e perceba que não é possível comprar tudo de uma vez.
“Ao construir esse senso de responsabilidade, é ainda mais fácil reconhecer o valor do dinheiro desde a infância e, dessa forma, ajudar a formar adultos ainda mais preparados para cuidar das próprias finanças”, reforça a especialista.
Para apoiar pais e responsáveis nesse processo, a Serasa lançou uma planilha gratuita de controle da mesada, disponível no guia “Dia das Crianças 2025: guia Serasa para falar sobre finanças”.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinion Box com 1.112 pais de todo o país, entre 10 e 22 de setembro de 2025, e tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.