A CAIXA inicia nesta segunda-feira (19) o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de maio. O benefício será liberado de forma escalonada, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS), com os pagamentos seguindo até o dia 30/05. Ao todo, cerca de 20,4 milhões de famílias receberão o auxílio neste mês.
Os beneficiários que recebem pelo aplicativo CAIXA Tem podem movimentar os recursos diretamente pelo celular, sem precisar ir até uma agência.
Pagamentos Antecipados em Municípios com Situação de Emergência
Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a CAIXA irá antecipar o pagamento do benefício para alguns municípios dos estados do Amazonas, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo. Nessas localidades, afetadas por situações de emergência climática, o pagamento será feito já no primeiro dia do calendário, independentemente do número final do NIS.
Canais para Consulta e Movimentação dos Valores
Os beneficiários podem consultar informações e movimentar o valor do benefício por meio dos seguintes canais:
- App CAIXA Tem
- Aplicativo Bolsa Família
- Terminais de autoatendimento
- Unidades Lotéricas
- Correspondentes CAIXA Aqui
- Agências da CAIXA
Como Utilizar o Benefício
- Via CAIXA Tem: Os valores podem ser usados para realizar compras com o cartão de débito virtual e QR Code em mais de 9 milhões de maquininhas em todo o Brasil. Também é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral, além de realizar transferências via Pix.
- Saque sem cartão: Pode ser feito em caixas eletrônicos com identificação biométrica cadastrada previamente.
- Cartão físico: Permite compras na função débito e saques nas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e agências da CAIXA.
Mais informações
O calendário completo de pagamentos e demais detalhes sobre o Bolsa Família podem ser consultados no site oficial da CAIXA.