Em Belém, quase oito mil famílias correm o risco de perder auxílios e benefícios por não atualizar o NIS (Número de Identificação Social). Foi pra atualizar esse cadastro que a Prefeitura de Belém realizou na manhã deste sábado, 5, um mutirão de atendimentos em 12 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e na Central do CadUnico, ambos geridos pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Papa João XXll (Funpapa).
Hoje, o mutirão foi exclusivo para os anos 2016 e 2017. Em Belém, 20 mil famílias já estão em prazo para atualizar o NIS.
A cuidadora de idosos Milena da Silva aproveitou a ação e foi ao Cras da Cremação fazer o cadastro. “Devido à correria do dia a dia, a gente acaba deixando para cima da hora”, lamentou Milena. “Hoje pude resolver isso logo, um alívio, pois dependo desse número para receber o benefício do meu filho, que é autista”.
Essa é a quarta vez que a Funpapa realiza um mutirão para atualizar o cadastro do NIS para os que se enquadram no perfil convocado pelo Governo Federal. O prazo já foi prorrogado várias vezes, com a meta de realizar todas as atualizações pendentes.
As famílias que não fizerem a atualização correm o risco de perder os benefícios”, alerta a coordenadora da Proteção Básica de Belém, Denise Marques.
No entanto, foi tímida a movimentação, hoje, nos locais que realizaram a atualização. Um movimento bem diferente de quando se aproxima o prazo final, formando longas filhas, com sobrecarga no atendimento.
“Às famílias inscritas de 2018 para cá (2022) não foram chamadas ainda pelo Governo Federal, então na precisam se avolumar as filhas: só quem foi mesmo chamado deve comparecer”, orienta a coordenadora da Proteção Básica de Belém, Denise Marques.
O prazo de atualização cadastral das famílias com o NIS estava previsto para se encerrar no dia 15 de julho passado; por meio da Instrução Normativa nº 3, do Governo Federal, foi estendido para o dia 14 de outubro de 2022. Esta data também foi prorrogada, até 13 de novembro próximo.
Fonte: Agência Belém