O QUE HÁ DE VERDADE

O Nubank está em risco? Veja o que diz o Banco Central

Nubank, que é uma instituição de pagamento, não um banco múltiplo tradicional, poderia ter que mudar de nome, mas não há qualquer risco de fechamento.

O Nubank anunciou, nesta segunda-feira (14), o lançamento de uma campanha de renegociação de dívidas que deve alcançar mais de 6 milhões de clientes
Essa onda de fake news — que volta e meia ganha destaque entre os assuntos mais buscados no Google — surgiu após o Banco Central (BC) divulgar uma proposta que trata da padronização dos nomes utilizados por instituições financeiras.

Provavelmente você já se deparou com textos e vídeos questionando se o Nubank vai fechar. Essa onda de fake news — que volta e meia ganha destaque entre os assuntos mais buscados no Google — surgiu após o Banco Central (BC) divulgar uma proposta que trata da padronização dos nomes utilizados por instituições financeiras.

Segundo o BC, o texto propõe “a obrigação, por parte das instituições autorizadas, de utilizar, em sua denominação, termos que estabeleçam clara referência ao objeto da autorização para seu funcionamento.”

Na prática, isso significa que instituições financeiras não poderiam mais usar palavras como “banco” ou “bank” em seus nomes, a não ser que tenham autorização específica do BC para operar como bancos. Ou seja, o Nubank, que é uma instituição de pagamento, não um banco múltiplo tradicional, poderia ter que mudar de nome, mas não há qualquer risco de fechamento.

O C6 Bank, por exemplo, pode manter o nome porque possui autorização para operar como banco múltiplo.

A proposta reflete críticas dos grandes bancos tradicionais — os chamados “bancões” — que perderam espaço para fintechs e bancos digitais nos últimos anos. O Nubank, por exemplo, ultrapassou o Itaú em número de clientes em 2024, tornando-se o terceiro maior do país neste quesito.

Ranking de clientes (2024 – 4º trimestre)

  1. Caixa: 154,165 milhões
  2. Bradesco: 109,110 milhões
  3. Nubank: 100,770 milhões
  4. Itaú: 98,503 milhões
  5. Banco do Brasil: 78,075 milhões
  6. Santander: 68,852 milhões
  7. PicPay: 60,212 milhões
  8. Mercado Pago: 60,105 milhões

Com informações do Portal Metrópoles