JC Concursos
O Cadastro de pessoa física (CPF) em situação irregular pode complicar a vida de quem recebe benefícios sociais. Ele é um documento individual e intransferível, sendo atribuído a todo brasileiro natural ou naturalizado pela Receita Federal, que é a instituição responsável por regularizar o CPF.
Além de dificultar o recebimento de benefícios, a irregularidade no documento pode impedir o cidadão de abrir ou movimentar contas bancárias — corrente, poupança ou digital. A seguir, veja outros impedimentos:
- Solicitar empréstimo;
- Tirar passaporte;
- Participar de concursos públicos;
- Receber aposentadoria;
- Comprar ou vender imóveis;
- Fazer um financiamento;
- Receber um prêmio de loteria.
Meu CPF está irregular, o que isso significa?
O usuário ao realizar uma consulta no site da Receita Federal para saber a situação do seu CPF. Neste caso, se o resultado não foi situação regular, é porque o contribuinte possui alguma pendência com o governo federal.
Os resultados também podem apresentar regular, suspenso, cancelado, nulo ou pendente de regularização. Veja abaixo, de acordo com o levantamento do Serasa:
- Regular indica que não existe nenhuma pendência com o seu CPF;
- Pendente de regularização pode indicar que o portador do CPF deixou de entregar alguma declaração do imposto de renda nos últimos cinco anos ou caiu na malha fina da Receita Federal;
- Suspensa, isso quer dizer que existem algumas discrepâncias em relação às informações do cadastro. Essas inconsistências podem ser apontadas por conta do nome, data de nascimento, nome da mãe ou título eleitoral, já que a Receita Federal cruza os dados com as informações da Justiça Eleitoral;
- Cancelada pode indicar caso de multiplicidade na inscrição ou por decisão administrativa ou judicial.
Como regularizar o CPF?
Caso você tenha feito a consulta e o CPF esteja suspenso, é necessário agir rápido para resolver essa pendência e voltar a receber os benefícios do Governo Federal. Essa solicitação pode ser feita online ou presencialmente em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O Serasa dá dicas de como regularizar o seu CPF, veja abaixo:
- Acesse o site de Regularização de CPF;
- Preencha os dados pessoais e endereço conforme solicitado;
- Envie o formulário para a Receita;
- Por último, anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo.