A Caixa Econômica Federal autorizou o saque do FGTS por calamidade para os moradores de Santarém Novo, no nordeste do Pará, afetados pelas chuvas intensas registradas no município. A solicitação pode ser feita a partir desta sexta-feira (25), exclusivamente por meio do aplicativo FGTS, sem necessidade de ir a uma agência.
De acordo com a Defesa Civil, a liberação dos recursos está disponível para moradores de áreas atingidas e cadastradas pelo órgão. O prazo para requerer o benefício termina em 22 de outubro.
O valor máximo de retirada é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível do trabalhador no FGTS. Para ter direito ao saque, é necessário possuir saldo e não ter feito retirada pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Como solicitar o saque por calamidade
O processo é simples e 100% digital. O trabalhador deve:
- Baixar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
- Selecionar a opção “Solicitar saque”, em seguida, “Calamidade pública”;
- Informar o nome do município e o endereço afetado;
- Anexar os documentos exigidos (veja abaixo);
- Indicar uma conta para receber os valores – pode ser da própria CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outro banco, sem custo adicional.
Documentos necessários
- Documento de identidade com foto (RG, CNH ou passaporte – frente e verso);
- Selfie segurando o mesmo documento de identificação;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade (contas de água, luz, telefone, internet, entre outros);
- Caso não tenha comprovante, é necessário apresentar uma declaração da prefeitura ou declaração própria, que será verificada pela CAIXA;
- Se o comprovante estiver em nome de cônjuge ou companheiro(a), é preciso anexar certidão de casamento ou documento de união estável.
A lista completa de municípios com saque autorizado e os prazos para solicitação está disponível no site da CAIXA.