ALERTA

Ministro orienta beneficiários do Bolsa Família contra golpe

MDS reitera que os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família

Ministro orienta beneficiários do Bolsa Família contra golpe Ministro orienta beneficiários do Bolsa Família contra golpe Ministro orienta beneficiários do Bolsa Família contra golpe Ministro orienta beneficiários do Bolsa Família contra golpe
Descubra tudo sobre o Bolsa Família e como a parcela de fevereiro irá beneficiar milhões de famílias brasileiras.
Descubra tudo sobre o Bolsa Família e como a parcela de fevereiro irá beneficiar milhões de famílias brasileiras.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, fez um alerta, nesta terça-feira (27.08), com orientações contra um novo golpe aplicado a beneficiários do Programa Bolsa Família.

As famílias relatam o recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos (phishing).

Neste caso, permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.

“O Ministério do Desenvolvimento Social não trabalha com SMS, com mensagem de texto, e muito menos orientando para clicar no link.  A comunicação é feita por meio da conta, do extrato, ali diretamente para o usuário com segurança, ou por meio da nossa rede SUAS”, explicou Dias.

A Pasta reforça que os canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família. O Programa tampouco realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.

O titular do MDS também trouxe esclarecimentos para famílias que sofreram o golpe. “A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência. Com análise do caso, é possível haver ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, contou.

Assessoria de Comunicação – MDS