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Meu INSS disponibiliza mais dois novos serviços; veja quais

A falta comprovação de vida dos beneficiários da Previdência Social não acarretará o bloqueio ou suspensão do benefício Foto: Divulgação
A falta comprovação de vida dos beneficiários da Previdência Social não acarretará o bloqueio ou suspensão do benefício Foto: Divulgação

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O site e aplicativo Meu INSS passa a contar com dois novos serviços oferecidos pela plataforma. Agora, o usuário pode solicitar o reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade e o pedido de aposentadoria por incapacidade permanente, anteriormente classificado como aposentadoria por invalidez.

Esses serviços agora podem ser solicitados sem que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precise sair de casa. Com isso, os benefícios por incapacidade — antigo auxílio doença e aposentadoria por invalidez — também poderão ser solicitados via Meu INSS.

No caso da solicitação da aposentadoria por invalidez é necessário apresentar os seguintes documentos: laudos médicos, exames, atestados, declarações médicas e receituários.

Vale lembrar que para ter acesso ao Meu INSS é necessário possuir login e senha na plataforma Gov.br, espaço no qual integra os serviços do governo federal. Após realizar esse cadastro, o usuário pode baixar o aplicativo do Meu INSS que está disponível nos sistemas Android e iOS. Se você ainda não tem login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (disponível para Android e iOS).

Para solicitar os serviços de reembolso e aposentadoria por invalidez, os segurados devem seguir o passo a passo abaixo. Confira:

Reembolso

  • Quando entrar no Meu INSS clique nos três traços no alto à esquerda da página;
  • Em seguida selecione “Novo pedido” (local no qual aparece todos os serviços do INSS);
  • Para reembolso, escolha “Benefícios assistenciais”.
  • Logo após clique em “Solicitar ressarcimento de despesas com deslocamento para avaliações social e/ou médico (BPC)”;
  • O próximo passo é preencher os dados solicitados e enviá-los.

Aposentadoria por invalidez

  • No caso da aposentadoria por invalidez, o procedimento é semelhante ao anterior, indo até os traços no alto e Novo pedido;
  • Agora, clique em “Benefício por incapacidade permanente”;
  • Logo após preencha os dados e anexe os documentos solicitados e clique em enviar;
  • Depois de realizar o procedimento é necessário anotar o número de protocolo para que seja possível acompanhar o pedido pelo aplicativo ou site Meu INSS.