Quase um milhão de famílias brasileiras serão desligadas do Programa Bolsa Família do Governo Federal neste mês de julho mas por um bom motivo. Elas conseguiram aumentar a renda durante o período em que recebiam o benefício.
Desse total, 385 mil domicílios ultrapassaram 759 reais, meio salário mínimo, de rendimento por pessoa em julho. Outros 536 mil cumpriram os 24 meses na chamada Regra de Proteção. Esse segundo grupo atingiu o prazo máximo de recebimento de 50% do valor a que têm direito, por terem alcançado uma renda per capita entre 218 reais e meio salário-mínimo por mês, que é o teto dessa regra.
Esse público ainda é protegido por outra medida: o Retorno Garantido que é aplicado quando a família que ultrapassou o período de 24 meses na Regra de Proteção, ou solicitou o desligamento voluntário do programa, volta à situação de pobreza.
Impacto e Declarações
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias destaca que os números demonstram que o programa não é só um auxílio financeiro, mas se confirma como mais um amparo para a manutenção de empregos e para a geração de renda.
“São pessoas trabalhando. Isto mostra que o povo do Bolsa Família, do Cadastro Único, quer trabalhar, quer emprego decente. Isso é fruto de um trabalho de qualificação profissional, de apoio ao empreendedorismo, garantindo que as pessoas tenham uma condição de elevar a renda; eleva a renda, sai do Bolsa Família, mas não sai do Cadastro Único. Se lá na frente perder o emprego, volta automaticamente para a proteção social, para o Bolsa Família.”
Modernização e Eficiência do Cadastro Único
De acordo com o Ministério, a modernização da forma de inserir dados do Cadastro Único ocorrida em março passado está dando mais celeridade para a manutenção do Programa Bolsa Família. Com a integração de dados das bases do Governo Federal, como o Cadastro Nacional de Informações Sociais, as informações de renda das famílias passam a ser atualizadas automaticamente, dando mais eficiência a quem deve continuar recebendo o benefício.