Os melhores descontos da Black Friday 2024 devem ser oferecidos entre 22h da quinta-feira (28) e 1h da sexta (29), estima a plataforma Promobit. O período é quando há o maior volume de ofertas nos sites.
Segundo o site especializado em descontos e promoções, os números têm base no comportamento do varejo e consideram a quantidade média de promoções publicadas e a porcentagem de descontos entre 2021 e 2023.
Segundo a plataforma, o desconto médio observado nesse horário foi de 36%.
“Tradicionalmente, a virada da quinta para a sexta-feira é o horário com a maior quantidade de ofertas e que os consumidores mais se preparam para comprar. Por isso que, apesar do grande volume, as melhores oportunidades de compra duram pouco tempo”, diz Daniela Fagundes, CEO do Promobit, em nota.
Fora a madrugada, a tarde da sexta também é indicada aos consumidores, em especial entre 14h e 19h.
Nos anos de 2021, 2022 e 2023, o maior volume de descontos na sexta ocorreu às 17h, com média de 199 ofertas e 34% de desconto. Às 15h do mesmo dia, houve média de 192 ofertas e desconto de 35%.
O estudo também calcula as promoções da Cyber Monday, segunda-feira pós-Black Friday. Segundo o levantamento, há uma quantidade maior de promoções de produtos eletrônicos e itens de informática, com média superior à registrada no sábado e domingo.
Entre 2021 e 2023, às 15h, foi registrado uma média de 102 ofertas e 41% de desconto e, às 19h, média de 105 ofertas e 33% de desconto.
HORÁRIOS COM MENOR VOLUME DE OFERTAS PODEM TER MAIORES DESCONTOS
O levantamento também mostra que certos horários podem oferecer um percentual maior de desconto, em contraste com uma menor quantidade de ofertas.
São os casos da quinta-feira, à 1h, sábado no mesmo horário, e domingo, às 12h. Os descontos médios chegam a 46%, com média de 45 ofertas, 42% com cerca de 42 ofertas, e 38% com 71 promoções, respectivamente.
Segundo cálculo da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a Black Friday deste ano deve movimentar R$ 5,22 bilhões, o que representa um crescimento real de 0,4% em relação ao ano passado. A expectativa é que o evento, que ocorre no dia 29 de novembro, registre o maior volume de vendas desde 2021 e o sétimo maior desde 2005.
Os setores de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,23 bilhão) e utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,18 bilhão) devem liderar o faturamento, concentrando quase metade das vendas.
A Black Friday é uma data de liquidações que nasceu nos Estados Unidos, marcada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. No Brasil, ela já é a quinta data mais importante para o setor, ficando atrás apenas de Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
Neste ano, a data está marcada para 29 de novembro. Entretanto, algumas das principais varejistas do mercado brasileiro, como Mercado Livre, Casas Bahia e Shopee, começaram a divulgar descontos com um mês de antecedência.
HORÁRIOS COM MAIS OFERTAS POR CATEGORIA DE PRODUTO
1 – Roupas e calçados femininos: Das 14h às 22h de quinta, voltando a ter picos às 17h de sexta
2 – Roupas e calçados masculinos: Picos durante 13h da quinta-feira até 1h da manhã da sexta-feira
3 – Smartphones: Entre 13h de quinta-feira e 01h de sexta concentram-se as principais promoções
4 – PCs, notebooks e outros itens de informática: Horários de pico vão entre 10h da manhã da quinta até 1h da manhã da sexta
5 – TV, fones de ouvido, caixas de som e outros eletrônicos: entre 10h da manhã da quinta-feira até 1h da manhã da sexta
6 – Eletrodomésticos: Às 12h da quinta-feira as ofertas crescem, e vão até 1h da manhã da sexta-feira
7 – Games: Na meia-noite às 1h da quinta. Retorna entre 22h da quinta e 1h da manhã da sexta