Lojistas antecipam Black Friday por mais vendas

Vitrines e banners anunciam as liquidações nas lojas de um shopping para aproveitar o período. Foto: Antônio Melo
Vitrines e banners anunciam as liquidações nas lojas de um shopping para aproveitar o período. Foto: Antônio Melo

Alexandre Nascimento

Oficialmente, a Black Friday acontece apenas na próxima sexta-feira (24), mas há dias os estabelecimentos comerciais estampam as placas com anúncios de preços promocionais alusivos a este período. Em um shopping no bairro de Batista Campos, por exemplo, lojas de todos os departamentos exibem em suas vidraças descontos de até 80% nos produtos, ofertas que já tem atraído inúmeros clientes e o movimento tende a aumentar ainda mais, uma vez que as promoções vão continuar até o dia 30 de novembro.
O universitário Thiago Paiva, 23 anos, é um dos muitos consumidores que já estão no período de busca por produtos em que estão inseridos no desconto da Black Friday. No caso dele, a vontade é comprar um Playstation 5 que, sem o possível desconto deste período, é mais bem mais caro. “Há dias que estou pesquisando. Se seguir a projeção de descontos, espero que abaixe pelo menos uns 30% que será muito em conta, já que o preço passa dos R$ 4 mil”, disse o universitário. É nessa perspectiva que a enfermeira Vanessa Alencar também pesquisa os preços, sempre guiada pelas placas que indicam os melhores preços da Black Friday, sobretudo os que chegam ao 80% de desconto. “Tenho pesquisado roupas, sapatos, maquiagens, televisão e tudo que tiver bons descontos. Se realmente tiver desconto aplicado, decido aproveitar e comprar e, quem sabe, até os presentes de Natal”, disse ela.
Mas, de acordo com os lojistas, o período vai além da famosa pechincha dos clientes para a consumação de negócios. Numa loja de aparelhos e planos telefônicos daquele shopping, por exemplo, a estampa com a inscrição Black Friday na camisa dos funcionários tem resultado em aumento de vendas. “Aqui na loja, alguns aparelhos estão com 50% de desconto da promoção, desde o início do mês e desde lá aumentaram as vendas. E, até o dia da Black Friday, estamos contando com mais clientes na loja”, declarou Alex Monteiro, 32 anos, vendedor. E, ainda de acordo com os lojistas, a expectativa do aumento de venda deve ir além da data oficial da Black Friday, uma vez que os preços promocionais vão durar pelo menos até o final de novembro. “Se for igual aos anos anteriores, até o dia 30 vai ter desconto. Então, as vendas devem continuar, o que é bom para nós porque quanto mais vendas, mais aumenta nossa comissão”, concluiu Paula Cunha, 32 anos, vendedora.