Seu bolso

Lojistas antecipam Black Friday por mais vendas

Lojistas antecipam Black Friday por mais vendas Lojistas antecipam Black Friday por mais vendas Lojistas antecipam Black Friday por mais vendas Lojistas antecipam Black Friday por mais vendas
Vitrines e banners anunciam as liquidações nas lojas de um shopping para aproveitar o período. Foto: Antônio Melo
Vitrines e banners anunciam as liquidações nas lojas de um shopping para aproveitar o período. Foto: Antônio Melo

Alexandre Nascimento

Oficialmente, a Black Friday acontece apenas na próxima sexta-feira (24), mas há dias os estabelecimentos comerciais estampam as placas com anúncios de preços promocionais alusivos a este período. Em um shopping no bairro de Batista Campos, por exemplo, lojas de todos os departamentos exibem em suas vidraças descontos de até 80% nos produtos, ofertas que já tem atraído inúmeros clientes e o movimento tende a aumentar ainda mais, uma vez que as promoções vão continuar até o dia 30 de novembro.
O universitário Thiago Paiva, 23 anos, é um dos muitos consumidores que já estão no período de busca por produtos em que estão inseridos no desconto da Black Friday. No caso dele, a vontade é comprar um Playstation 5 que, sem o possível desconto deste período, é mais bem mais caro. “Há dias que estou pesquisando. Se seguir a projeção de descontos, espero que abaixe pelo menos uns 30% que será muito em conta, já que o preço passa dos R$ 4 mil”, disse o universitário. É nessa perspectiva que a enfermeira Vanessa Alencar também pesquisa os preços, sempre guiada pelas placas que indicam os melhores preços da Black Friday, sobretudo os que chegam ao 80% de desconto. “Tenho pesquisado roupas, sapatos, maquiagens, televisão e tudo que tiver bons descontos. Se realmente tiver desconto aplicado, decido aproveitar e comprar e, quem sabe, até os presentes de Natal”, disse ela.
Mas, de acordo com os lojistas, o período vai além da famosa pechincha dos clientes para a consumação de negócios. Numa loja de aparelhos e planos telefônicos daquele shopping, por exemplo, a estampa com a inscrição Black Friday na camisa dos funcionários tem resultado em aumento de vendas. “Aqui na loja, alguns aparelhos estão com 50% de desconto da promoção, desde o início do mês e desde lá aumentaram as vendas. E, até o dia da Black Friday, estamos contando com mais clientes na loja”, declarou Alex Monteiro, 32 anos, vendedor. E, ainda de acordo com os lojistas, a expectativa do aumento de venda deve ir além da data oficial da Black Friday, uma vez que os preços promocionais vão durar pelo menos até o final de novembro. “Se for igual aos anos anteriores, até o dia 30 vai ter desconto. Então, as vendas devem continuar, o que é bom para nós porque quanto mais vendas, mais aumenta nossa comissão”, concluiu Paula Cunha, 32 anos, vendedora.